Cultura

Últimos dias para visitar duas propostas expositivas na Galeria Municipal

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_galeria_maat_desertado_50.jpg

Miguel Nogueira

"De Outros Espaços", com curadoria de João Silvério e Pedro Gadanho, e "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", da artista Maria Trabulo com curadoria de Pieternel Vermoortel, ficam em exposição até ao próximo domingo, dia 18 de agosto, na Galeria Municipal do Porto. A entrada é livre. 

De Outros Espaços" dá continuidade à parceria entre a Galeria Municipal do Porto e a Fundação EDP e insere-se na série "Perspetivas", na qual o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT) propõe abordagens temáticas à Coleção de Arte Fundação EDP.

O projeto expositivo contrapõe as noções de espaço, trabalhadas e imaginadas de forma diferente por artistas visuais e pelas disciplinas científicas ou técnicas, a partir de instalações, pintura e escultura de 43 autores. A exposição explora tópicos que surgem dessa contraposição, como as questões de identidade ou de género, a alienação social nos contextos urbanos contemporâneos, ou a revisitação de memórias históricas complexas.

Por seu lado, "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente" parte de uma investigação que Maria Trabulo desenvolveu no Médio Oriente sobre a forma como a participação no espaço público pode possibilitar uma revolução e pretende refletir sobre o lugar ocupado pelas ficções e histórias nas construções sociais e políticas contemporâneas.

Recorrendo a diferentes perspetivas de pensamento e propostas artísticas, Maria Trabulo, vencedora do prémio Novo Banco Revelação em 2018, constrói um projeto expositivo com as suas obras e as de mais nove artistas, que pretende definir qual o lugar da arte e dos artistas na participação social e política em contexto de revolução. O projeto foi desenvolvido em colaboração com Pieternel Vermoortel, diretora artística da Netwerk, Aalst, e diretora do programa de curadoria FormContent.

Horários

De terça-feira a sábado: das 10 às 18 horas;

Domingo: das 14 às 16 horas.