Cultura

Últimos dias para ver as exposições na Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

Terminam neste domingo as exposições de arte contemporânea "Prémio Paulo Cunha e Silva" e "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã", que estão patentes desde o mês de junho na Galeria Municipal do Porto. A entrada é livre.

No piso principal deste equipamento, localizado nos Jardins do Palácio de Cristal, podem ser admiradas as criações finalistas da primeira edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, que homenageia o antigo vereador da Cultura da Câmara do Porto.

Inaugurada a 9 de junho, numa sessão que incluiu o lançamento do livro "751 Dias - O Tempo Não Consome a Eternidade", esta exposição tem curadoria de Guilherme Blanc e João Laia e envolveu um total de 16 curadores na análise dos trabalhos concorrentes. A decisão final foi tomada por um júri constituído por João Laia, Vicente Todolí, Meg Stuart e Julião Sarmento, tendo recaído sobre os artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela.   

Entretanto, chega também ao fim neste domingo o período expositivo do projeto curatorial de Carla Filipe e Ulrich Loock, que ocupa o primeiro piso da Galeria Municipal e é integrado por obras de artistas que exploram diferentes formas de experienciar a noite.

Intitulada "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã", a exposição representa também o reencontro da artista que adotou o Porto com o curador alemão que foi diretor-adjunto de Serralves. Nela se exploram interseções entre música e imagem, evocando a história da arte e a sua ligação à música através de um conjunto de referências.

A exposição é composta por obras de Dayana Lucas, Diogo Tudela, João Alves, João Alves Marrucho, Jürgen Drescher e Reinhard Mucha, Marta Ângela, Mauro Cerqueira, Oscar Powell e Wolfgang Tillmans, Pedro Abrantes, Raymond Pettibon, Rudolfo, Tomé Duarte e von Calhau!.

Ambas as exposições são de entrada livre.

Sábado - 10h/18h

Domingo - 14h/18h