Sociedade

Últimos dias para se candidatar a ser voluntário no Open House Porto 2017

  • Notícia

    Notícia

As candidaturas para voluntários Open House Porto terminam já nesta sexta-feira, dia 21, e são uma forma de participar ativamente na dinamização do conhecimento sobre o património arquitetónico dos três municípios da Frente Atlântica.

A terceira edição do evento, promovido pela Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura, vai decorrer no fim-de-semana de 1 e 2 de julho e abrirá as portas de 60 espaços de interesse para o público descobrir gratuitamente, no Porto, em Gaia e em Matosinhos.

À semelhança dos anos anteriores, está novamente prevista a adesão de milhares de pessoas, movidas pela curiosidade sobre casas particulares de relevo, mosteiros, teatros, espaços industriais e outros que estão habitualmente vedados ou são de acesso condicionado.

O Open House, a que aderem dezenas de cidades em todo o mundo, formula um roteiro pelos diferentes espaços aderentes e permite visitas livres, acompanhadas por assistentes ou guiadas/comentadas pelos autores dos projetos e/ou especialistas de diferentes áreas.

Resultante de uma iniciativa da Casa da Arquitectura, numa parceria com as Câmaras do Porto, Gaia e Matosinhos, o Open House Porto 2017 é comissariado pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins. Além do roteiro definido, inclui a realização de várias ações paralelas denominadas "Programa Plus", com aposta na dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias.

Os pormenores estão todos aqui.