Cultura

Últimos dias para a submissão de candidaturas aos Ateliers Municipais

  • Notícia

    Notícia

#renato_cruz_santos_ateliers_municipais_02.jpg

Até à próxima sexta-feira, 14 de agosto, mantém-se aberto o processo de candidatura aos Ateliers Municipais, projeto que irá disponibilizar seis espaços com renda acessível, durante três anos, a artistas visuais da cidade, no Centro Histórico do Porto.

O concurso, que está a decorrer desde o dia 20 de julho, admite candidaturas de artistas individuais, coletivos de artistas e candidaturas conjuntas de até dois artistas individuais, que serão avaliadas por um júri externo, composto pela curadora Luiza Teixeira de Freitas, pelo artista Pedro Barateiro e pelo arquiteto e curador Sérgio Fazenda Rodrigues. O primeiro polo, situado junto ao Túnel da Ribeira, contará com seis espaços de trabalho de diferentes áreas (de 13 a 45,8 metros quadrados), quatro nos Ateliers da Lada e dois no apartamento adjacente.

Geridos pela empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto, os Ateliers Municipais representam o novo eixo de apoio à criação artística contemporânea do InResidence. A plataforma, que visa aproximar artistas a oportunidades de trabalho em espaços da cidade do Porto, desdobra-se assim em dois projetos distintos em 2020: os Ateliers Municipais e os Espaços de Residência, iniciativa que agrega projetos culturais não municipais da cidade que acolhem residências, com alojamento, em múltiplas áreas artísticas de artistas nacionais e internacionais.

Para mais informações sobre o projeto e o processo de candidatura, consulte o website do InResidence, assim como o aviso de abertura e regulamento do concurso.