Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Últimos dias de candidatura aos Colectivos Pláka
30-06-2019
Até à próxima quarta-feira, 3 de julho, estão a decorrer as candidaturas a "The Time(s) of Contemporaneity 2: Descolonizando a Cultura", novo curso de reflexão em arte contemporânea. 

O curso, primeiro de três da edição de 2019 dos Colectivos Pláka, tem a orientação da historiadora e crítica de arte Claire Bishop, colaboradora regular da Artforum e professora no Graduate Center da Universidade de Nova Iorque (CUNI), e do filósofo, crítico de arte e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Nuno Crespo. Em 2018, os mesmo tutores programaram "The Times(s) of Contemporaneity 1", que teve como convidados Isabel Lewis, Flávio Almada, Joana Gorjão Henriques e Tania Bruguera.

A decorrer entre 10 e 13 de julho, o curso deste ano pretende novamente promover um espaço de reflexão sobre a ideia de contemporaneidade, focando agora o debate na relação entre arte, etnias, instituições e o legado do colonialismo. 

Um grupo de artistas e intelectuais  a politóloga e feminista francesa Françoise Vergès, os artistas Dora García, Filipa César e Kader Attia, o escritor Marinho de Pina e Emanuel Lopes, membro fundador do coletivo Cadjigue irá explorar metodologias de descolonização em museus e galerias e procurar reformular criticamente os modos de interação com o passado colonial.

"The Time(s) of Contemporaneity 2: Descolonizando a Cultura" decorrerá no 7º piso do Palácio dos Correios e na Galeria Municipal do Porto. O curso é limitado a 30 participantes e tem o valor de 50 euros por pessoa. As inscrições deverão ser efetuadas através do envio de e-mail para plaka@cm-porto.pt com as seguintes informações (até 3.000 caracteres, com espaços): Nome; Idade; Profissão ou ocupação; Número de telefone; Carta de Motivação e CV abreviado. A seleção dos participantes é feita pelos tutores, e os candidatos serão notificados da decisão até ao dia 5 de julho.

O programa completo pode ser consultado AQUI.