Mobilidade

Último mês para renovação gratuita do Andante Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_abrigos_STCP_04.JPG

Porto.

A renovação da assinatura do Andante Porto., cuja extensão de gratuitidade foi recentemente alargada pelo Município do Porto até aos 18 anos de idade, não tem qualquer custo associado durante o mês de agosto.

A medida, aprovada pelo Executivo Municipal no final do mês de junho, corresponde a um investimento de 1,2 milhões de euros assumido na íntegra pela autarquia portuense, que decidiu abrir o leque da gratuitidade do Andante "Porto.13-15", criado em 2019, até à maioridade.

Quem já auferir deste título, tem ainda este mês para renovar gratuitamente a assinatura, em qualquer Loja Andante ou bilheteira CP com venda Andante. Assim, para usufruir da renovação sem custos, é apenas necessário a apresentação do cartão de cidadão, bem como do comprovativo eletrónico de morada (obtido através do Portal das Finanças).

No caso de não proceder à renovação durante este mês, a partir de dia 1 de setembro a emissão do novo cartão será cobrada, tendo o custo de 6 euros.

Se ainda não aufere deste título de transporte, mas enquadra-se nos requisitos mencionados, pode também aderir durante o mês de agosto, em qualquer loja ou bilheteira com venda Andante, de forma a garantir que a assinatura esteja ativa no início deste ano letivo. Para isso, além do cartão de cidadão e comprovativo eletrónico de morada, basta apresentar o formulário Andante Porto., disponível AQUI, devidamente preenchido.

Dirigido aos jovens estudantes residentes na cidade, o título "Porto." permite o acesso gratuito a transportes públicos do sistema intermodal Andante que operam no concelho, num limite de 3 zonas, durante o ano letivo 2020/2021, mediante a correta validação do cartão em todas as viagens.

O título de transporte passa a ser válido já a partir do dia 1 de setembro, no caso de a renovação ser feita durante os meses de julho e agosto, ou a partir do dia 1 do mês de emissão, no caso de adesões posteriores. O cartão fica depois automaticamente válido para todos os meses até dia 30 de setembro de 2021.