Sociedade

Últimas atividades no final das exposições atuais na Galeria Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

As exposições "Estar vivo é o contrário de estar morto" e "Millennials - Design do Novo Milénio" terminam no próximo domingo, dia 17, e a Galeria Municipal do Porto propõe diversas atividades que assinalam estes últimos dias.

Já amanhã, quinta-feira, às 19,30 horas, Rita Natálio e João dos Santos Martins apresentam a performance "Antropocenas", que parte da discussão em torno da atual crise climática, conjugando-a com um conjunto de outros problemas sociais e diferentes cosmologias e etnografias, e que integra o programa de performances de "Estar vivo é o contrário de estar morto".

Esta criação de Rita Natálio e João dos Santos Martins, que a definem como "uma palestra dançada", teve a participação de diferentes colaboradores de diferentes áreas, como a ecologia, dança, música, antropologia e artes visuais.

No sábado, Guilherme Blanc e Luísa Saraiva, curadores de "Estar vivo é o contrário de estar morto", conduzem uma visita pela exposição a partir das 16 horas. Meia hora depois, o fagotista Pedro Silva apresenta a última interpretação da clássica "In Freundschaft", peça musical de Karlheinz Stockhausen.  

"Estar vivo é o contrário de estar morto" reúne um conjunto diverso de práticas artísticas que propõem uma reflexão sobre a relação do ser humano com o meio natural e um questionamento sobre o estado de vulnerabilidade de todos os seres vivos no contexto das dinâmicas contemporâneas.

Já a outra exposição patente na Galeria Municipal do Porto, "Millennials - Design do Novo Milénio", que integra a primeira edição da Porto Design Biennale, procurou trazer uma leitura crítica do design de comunicação contemporâneo, para o qual convidou um conjunto de artistas e estúdios de design nacionais e internacionais.

Nesse âmbito, na tarde de sexta-feira, o Foundland Collective, constituído pela sul africana Lauren Alexander e a síria Ghalia Elsrakbi - duo que explora narrativas visuais de representação política e histórica trabalhando com diversos processos e media - apresenta o seu trabalho. E estará de seguida em conversa com as designers portuguesas Joana Baptista Costa e Mariana Leão (Joana & Mariana). A partir das 17 horas com entrada é livre.

"A exposição 'Millennials - Design do Novo Milénio' ensaia um mapeamento do campo do design de comunicação, orientado por uma tripla perspetiva: as intenções (motivações, temáticas e valores), os processos (método, autoria) e as formas de materialização dos projetos. As conversas no âmbito de Assembly / Assembleias procuram ser extensões das propostas curatoriais, assumindo-se como espaço de debate e produção de conhecimento sobre temas instigantes do design no novo milénio."

As duas exposições são de entrada livre e podem ser visitadas até sábado entre as 10 e as 18 horas e no domingo entre as 14 e as 16 horas.

O programa completo da Galeria Municipal do Porto pode ser consultado AQUI.