Educação

U.Porto é a única do país entre as 100 universidades europeias com maior impacto na Internet

  • Notícia

    Notícia

#fib_estudantes.jpg

Filipa Brito

A Universidade do Porto é a mais bem posicionada do país no "Webometrics Ranking of World Universitities", que mede a presença online de mais de 20 mil instituições de Ensino Superior de todo o mundo. A Academia portuense ocupa a 225.ª posição mundial e é a única universidade portuguesa nos primeiros cem lugares da Europa.

Lançado semestralmente pelo Cybermetrics Lab - grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o maior instituto público de investigação de Espanha -, este ranking avalia o impacto da presença das universidades no ciberespaço. Nesta aferição contam critérios como a quantidade e qualidade de material publicado na internet, o acesso livre a esse material e a sua excelência científica, conforme noticia a U.Porto.

Numa tabela dominada por universidades norte-americanas (41 no top 50), a instituição portuense é a 225.ª melhor posicionada. Limitando o ranking ao espaço europeu, sobe para a 81.ª posição. Em termos do espaço ibero-americano, alcança mesmo o 6.º lugar, destaca ainda a U.Porto.

Em termos de presença nacional, surgem a seguir a Universidade de Lisboa (284.ª posição em termos mundiais e 110.ª ao nível europeu) e a Universidade de Coimbra (356.ª e 144.ª posições, respetivamente, no mundo e na Europa).

A nível global, as universidades de Harvard e de Stanford, e o Massachusetts Institute of Technolgy (MIT) lideram a tabela mundial do Webometrics.

Consulte o ranking Webometrics aqui.