Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

U.Porto desafia 900 jovens investigadores a revelar projetos científicos
13-02-2019
Começa nesta quarta-feira a 12.ª edição do IJUP - Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, que reúne cerca de 900 estudantes no edifício da Reitoria da instituição.

Durante três dias, até sexta-feira, os universitários em conclusão de ciclo vão apresentar os trabalhos de investigação em que estiveram envolvidos durante o último ano, num total de cerca 470 projetos científicos.

Serão dados a conhecer em primeira mão os resultados dos trabalhos realizados pelos estudantes do 1.º, 2.º ciclo ou Mestrado Integrado da U.Porto, incluindo alunos de mobilidade provenientes de todo o mundo. Os projetos são revelados por apresentação oral - de 10 minutos, com 20 a 30 minutos reservados para a discussão - ou através de um poster explicativo, debatido na informalidade dos 'coffee breaks', conforme revela o site de notícias da U.Porto.

A iniciativa permite aos jovens investigadores a oportunidade de ter o seu trabalho avaliado e distinguido por um júri de docentes e investigadores seniores, além de facilitar o contacto com as metodologias de criação de conhecimento, estimular a aproximação de potenciais futuros investigadores ou fomentar a discussão pública dos resultados dos trabalhos desenvolvidos.

Os temas das investigações desta edição são muito diversificados e versam sobre temáticas como o erotismo e o amor na poesia de Eugénio de Andrade, as potencialidades da natureza marinha como terapia para o cancro, o papel da ilustração de plantas nos estudos botânicos contemporâneos e na conservação da flora, uma descrição da variação da performance de futebolistas nascidos em diferentes semestres do ano ou uma abordagem arquitetónica à zona do bairro de Miragaia e frente ribeirinha.

O evento é organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da U.Porto, em conjunto com uma comissão científica de professores e investigadores da instituição. É aberto à comunidade e decorre das 9 às 18,30 horas, quarta e quinta-feiras, e das 9 às 16 horas, na sexta-feira.

+Info: IJUP