Educação

U.Porto conquista bronze de acesso ao mundial de programação informática

  • Notícia

    Notícia

#DR_FCUP_bronze_programacao_informatica_paris.jpg

A equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) conquistou a medalha de bronze num concurso internacional de programação, em Paris, e garantiu a presença na final mundial que se realiza no Porto em 2019.

O prémio foi arrebatado durante o passado fim de semana no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC) 2018, uma competição de programação que contou com a participação das melhores universidades de Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Israel, servindo como fase regional do sudoeste europeu do ACM International Collegiate Programming Contest (ICPC).

Com mais de 40 anos de existência e a participação de cerca de 50 mil estudantes de mais de 3 000 universidades de todo o mundo, o ACM ICPC é a maior, mais antiga e mais prestigiada competição de programação informática do mundo.

Participaram neste SWERC um total de 89 equipas de 49 diferentes universidades de todo o sudoeste europeu, sagrando-se como melhor equipa portuguesa a "FCUP 1", constituída pelos alunos Gonçalo Paredes, Ricardo Pereira e Alberto Pacheco e treinada pelo Prof. Pedro Ribeiro, do Departamento de Ciência de Computadores - DCC.

A medalha de bronze conquistada, correspondente ao 12.º lugar, confirma o domínio das equipas da Universidade do Porto no que toca à participação das equipas das universidades portuguesas. Com efeito, foi da UP a melhor equipa portuguesa em 16 das últimas 20 edições; e em 12 dessas edições foi em particular do DCC/FCUP a melhor equipa portuguesa, sendo o DCC/FCUP a instituição que obteve sete das nove classificações no top-8 do SWERC de uma equipa portuguesa.

Cidade organiza mundial em 2019

A equipa "FCUP 1" ficou também apurada para as finais mundiais 2019 do ACM-ICPC, que se realizarão pela primeira vez em Portugal, numa organização da UP com o apoio da Câmara do Porto.

A final decorrerá de 31 de março a 5 de abril, na Alfândega do Porto, transformando nessa altura a cidade na "capital mundial" da programação informática, onde cerca de 1 500 estudantes de todo o mundo tentarão obter o título de campeões mundiais de programação.

Essa será a primeira vez que uma equipa portuguesa marca presença na final desta tão reputada competição.