Educação

U.Porto conquista a 41.ª posição entre as melhores universidades no mundial de programação ICPC

  • Notícia

    Notícia

#fib_olimpiadas_programacao_alfandega_13.jpg

Filipa Brito

A equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto conquistou o 41.º lugar nas finais do ICPC - International Collegiate Programming Contest, concurso mundial de programação informática.

A competição, que decorreu na Alfândega do Porto, pôs os cerca de 1 500 melhores estudantes universitários de informática do mundo disputar o título de campeão mundial, o qual seria arrebatado pela equipa da Universidade Estatal de Moscovo, da Rússia, que era a campeã em título e bisou assim o resultado.

A equipa portuguesa, constituída pelos alunos Gonçalo Paredes, Ricardo Pereira e Alberto Pacheco e treinada pelo Prof. Pedro Ribeiro, da FCUP,  é considerada a melhor universidade portuguesa neste domínio e estreou a presença de Portugal nesta competição.

A prova foi participada por mais de uma centena de equipas e durou cinco horas, tempo que os concorrentes tinham para tentar resolver 11 problemas na área da programação. A equipa russa foi a quem conseguiu chegar mais longe, solucionando 10 casos; a equipa portuguesa resolveu cinco problemas, o que lhe valeu a 41.ª posição ex-aequo com 20 outras equipas.

Recorde a primeira experiência portuguesa no ICPC pelas palavras do coach Pedro Ribeiro em entrevista ao "Porto.".