Educação

U.Porto bate recorde de estudantes estrangeiros

  • Notícia

    Notícia

#mno_rec_estudantes_UP_20.jpg

Miguel Nogueira

A Universidade do Porto (U.Porto) recebe neste ano letivo mais de 2500 estudantes internacionais em mobilidade no Ensino Superior. Segundo a instituição, este número ultrapassa todos os recordes de estudantes estrangeiros que ali estudaram ou estão a estudar ao abrigo de programas como o Erasmus+. 

Apurados os dados do segundo semestre escolar que agora se inicia e em que mais de 1000 estudantes escolheram a maior Academia do país para mobilidade internacional, ao todo são 2526 alunos internacionais provenientes de 70 países, que vão cumprir ou já estão em período de mobilidade de um semestre ou um ano letivo, avança a U.Porto no seu site de notícias.

Quanto às nacionalidades, do total de estudantes de mobilidade, mais de 1000 chegam do Brasil, 239 de Espanha, 224 de Itália, 119 da Alemanha e 105 da Polónia. Macau, México, Chile, Colômbia, Rússia, Israel, Egito, Índia, Senegal, Sri Lanka, Austrália, são outras das proveniências, embora com menor expressão. A instituição refere, também, que comparativamente aos últimos cinco anos, este aumento equivale a um crescimento na ordem dos 30%.

Em 2018/2019, e fazendo as contas aos dois semestres, a U.Porto recebeu mais de 5600 estudantes e investigadores internacionais, valor que corresponde a 18% da comunidade académica. Neste número inclui-se também os 3.084 estudantes estrangeiros de grau que chegaram ou já estão na Universidade a realizar um curso completo

O arranque oficial do segundo semestre está marcado para esta sexta-feira, dia 22, no edifício da Reitoria, a partir das 15 horas com uma sessão de boas-vindas.