Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Turismo Ajuda" alargou experiências culturais a públicos mais carenciados
21-09-2017

Cerca de 680 crianças e jovens carenciados e adultos com deficiência, identificados por instituições da cidade, participaram, entre setembro de 2016 e agosto de 2017, em experiências culturais e recreativas promovidas pelo projeto municipal Turismo Ajuda.


Desenvolvida ao abrigo de parcerias com 35 entidades e instituições do Porto, de empresas a fundações, a iniciativa permitiu realizar ações com 27 lares de infância e juventude e cinco projetos de intervenção social.


Visitas guiadas a espaços de cultura e lazer, workshops criativos e passeios no rio ou ao encontro da cidade ficam no registo do primeiro ano de implementação do Turismo Ajuda, um conceito inspirado no programa Calypso da Comissão Europeia (o qual visa dar oportunidades de turismo a cidadãos que normalmente não podem viajar, por motivos financeiros ou outros).


À escala local, o Turismo Ajuda foi lançado para permitir a cada participante "ser turista por um dia dentro da própria cidade", mas de uma forma fecunda: vivenciando o Porto e área metropolitana através de boas experiências culturais e contactando com outras realidades.


O projeto foi articulado entre os pelouros do Turismo e Educação.