Cultura

Três noites de concertos na Casa da Música começam hoje com o Jeff Davis Trio

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_da_musica_palco_super_bock_01.jpg

Jeff Davis Trio, Uma Coisa em Forma de Assim e S. Pedro são os três convidados desta semana do programa "Verão na Casa", que oferece concertos a partir das 22 horas de hoje, amanhã e sábado.

Nesta noite de (re)abertura, o Palco Super Bock é pisado por Jeffery Davis (vibrafone), Demian Cabaud (contrabaixo) e Iago Fernández (bateria), membros do Jeff Davis Trio, formado em 2011 com inspiração nos tradicionais trios de piano e de guitarra. Mas, aqui, a voz principal é o vibrafone, instrumento que dá vida ao repertório da banda, no qual se incluem os mais recentes temas de Jeffery Davis concebidos especialmente para este formato. Somam-se ainda os arranjos de canções do "Great American Songbook" e temas de intérpretes como Bill Evans, Wayne Shorter, Lennie Tristano, Thelonious Monk, entre outros.

Amanhã, é a vez de Uma Coisa em Forma de Assim, um projeto que apresenta um repertório completamente original, mas composto segundo as estruturas das danças tradicionais europeias: valsas, mazurkas, círculos, scottisch, chapelloises, bourrés, pas d'été. Mais recentemente, estes músicos juntaram danças alentejanas e danças tradicionais de origem portuguesa com nova música e letra.

A abordagem a estas danças e canções demonstra a formação eclética dos membros de Uma Coisa em Forma de Assim, influenciados pelo rock/pop/funk, jazz, música erudita e popular.

O terceiro concerto de acesso livre, pelas 22 horas de sábado, apresenta S. Pedro. Trata-se do alter-ego de Pedro Pode, ex-homem forte dos Doismileoito, que se lança num projeto a solo e cujo álbum de estreia é O Fim. É composto por uma coleção de canções de métrica redonda e recorte clássico, pop inteligente, afinada e ambiciosa, a par de histórias quotidianas, letras que nos fazem sorrir e versos que ficam a ressoar.