Sociedade

Três mil vinhos revelam a sua Essência até domingo no Palácio da Bolsa

  • Notícia

    Notícia

A 15.ª edição da Essência do Vinho - Porto abriu hoje ao público no Palácio da Bolsa. Até domingo há três mil vinhos em prova livre, de 400 produtores nacionais e estrangeiros, e um programa de atividades paralelas muito diversificado, naquela que é considerada a maior e mais prestigiada feira do setor a nível nacional.

O certame é a expressão de "um país que acredita muito nesta cultura báquica do vinho e tem feito um passo extraordinário na promoção dos seus vinhos, naquilo que é a qualificação do vinho português, hoje reconhecida em todo o mundo pelos melhores críticos", referiu o presidente da Câmara do Porto na inauguração.

Para Rui Moreira, esta era a "feira improvável", quando começou em 2004, que hoje "espelha bem a imagem do que é o Porto", a sua cultura e atual dinâmica. 

Participa nesta edição uma relevante comitiva internacional de profissionais estrangeiros - entre jornalistas, líderes de opinião, sommeliers e importadores - de 13 nacionalidades distintas: Brasil, Espanha, Suíça, Reino Unido, Dinamarca, Polónia, Canadá, Estados Unidos da América, China, Rússia, Portugal, Itália e Finlândia são os países representados.

Esta internacionalização que o evento atingiu é para Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, uma das principais conquistas ao fim de 15 edições. "A Essência do Vinho é referenciada nos principais roteiros das feiras europeias. É claramente uma feira de referência, a maior e melhor feira nacional", referiu.

Nuno Botelho destacou, ainda, a "enorme capacidade que este setor teve durante estes 15 anos de se reinventar, de se apresentar cada vez melhor, de uma forma mais moderna, cada vez mais cosmopolita, cada vez mais urbana e que permite que, de ano para ano, ao fim de 15 anos, continuarmos a ter surpresas, a crescer enquanto evento".

Também Nuno Pires, diretor da Essência do Vinho, salientou o destaque internacional que a mostra adquiriu. "O evento ganhou uma notoriedade tal além-fronteiras que atrai imensos produtores; temos uma lista de espera enorme que não conseguimos satisfazer", disse em declarações ao Porto.

Esta tarde, antes da abertura ao público, realizou-se a grande prova "TOP 10 Vinhos Portugueses", que reuniu no Salão Árabe a seleção dos rótulos que obtiveram as pontuações mais elevadas no último ano pela Revista de Vinhos.

A programação destaca os grandes nomes do vinho em Portugal e no mundo, referências raras e exclusivas, rótulos de valor inestimável, chefes de cozinha com estrela Michelin, e cerca de cerca de 50 atividades paralelas.

Realizada pela primeira vez em 2004, a mostra constitui a principal experiência do vinho em Portugal, sendo organizada pela EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto. Em 2017 recebeu mais de 20 mil visitantes, 30% das quais de público estrangeiro.

A Essência do Vinho decorre até domingo, no Palácio da bolsa. A entrada para um dia de evento tem o valor de 25 euros e inclui um copo oficial de provas.

Saiba toda a informação no site Essência do Vinho.