Sociedade

Três dias para aproveitar da melhor maneira com as propostas do "Porto."

  • Notícia

    Notícia

#JQ_04Outubro2018_Campeoes_Europeus_Minigolf_32.jpg

João Queirós

Não faltam propostas para gozar três dias de um fim de semana prolongado que hoje começa. O "Porto." já fez o trabalho por si e reuniu um conjunto eclético de sugestões ao gosto dos mais aventureiros ou para quem prefere tempos de lazer passados de forma mais tranquila. Consulte a nossa lista.

Minigolfe no Passeio Alegre

Está a decorrer até sábado a Minigolf European Cup 2018, no Campo do Passeio Alegre, na Foz do Douro. A Liga dos Campeões desta modalidade conta com a participação de 150 atletas dos clubes campeões de várias ligas internacionais.

Surf na Praia Internacional

O surf está de regresso à Praia Internacional do Porto no feriado de 5 de outubro, com quatro provas do CA Open & Masters Cup, que vai juntar os surfistas mais experientes. No sábado e domingo, há prova nacional das camadas de formação do Norte: a AON Groms Trophy, onde são esperados mais de 60 atletas

Arte e História ligam Porto e Nagasaki

Duas exposições assinalam os 40 anos da geminação Porto-Nagasaki, mas lançam também um forte apelo antinuclear e de construção da Paz universal. Há para ver estórias através das obras de artistas conceituados e de crianças das duas cidades, painéis fotográficos, relatos escritos e audiovisuais de sobreviventes dos bombardeamentos atómicos, uma maqueta exemplificativa do que é uma bomba atómica, objetos que evidenciam os efeitos provocados por estarem num raio de poucos metros do epicentro da explosão, mensagens pela paz e papel para drobrar e fazer grous, que são o símbolo de esperança e de paz

Dias com Energia ao ar livre

O programa municipal Dias com Energia volta neste fim de semana ao horário habitual: sábados, entre as 9 e as 12 horas. As aulas vão-se manter ao ar livre, pelo menos por mais três semanas. Assim, neste sábado, os Jardins do Palácio de Cristal acolhem três aulas distintas: pilates (9 horas), ioga (10 horas) e tai-chi (11 horas). A participação é livre.

Nova edição do Mercado Porto Belo

Entre as 10 e as 19 horas deste sábado, o Mercado Porto Belo apresenta mais uma edição na Baixa do Porto. Quem visitar a Praça de Carlos Alberto, encontra um dos primeiros mercados de rua a surgir na cidade, com ofertas variadas: discos de vinil e CDs, livros, produtos artesanais e biológicos, roupa vintage, antiguidades, entre outras. O acesso é livre.

Chef Pedro Lemos no Mercado Temporário do Bolhão

O Mercado Temporário do Bolhão recebe, neste sábado, o chef Pedro Lemos para um workshop de cozinha em estilo de showcooking. O conceituado chef de cozinha, primeira estrela Michelin da cidade do Porto, é também o primeiro convidado da rubrica "Chef no Bolhão". A iniciativa começa às 11 horas.

Conversa na Ordem dos Arquitectos

O ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana vai neste sábado até à nova sede da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (Rua de Álvares Cabral, 144), para recordar uma gravura que foi determinante no ensino de gerações de estudantes de pintura e de escultura. Descubra todas as particularidades da "Anatomia Esterna del Corpo Umano per uso de pittori e scultori", da autoria de Ercole Lelli e Prefso Antonio Suntach, numa sessão marcada, como habitual, para as 18 horas.

Nova exposição na Galeria Municipal

Com curadoria de Sofia Lemos, Curveball Memory é a mais significativa exposição desenvolvida em Portugal por Musa paradisiaca, um projeto artístico criado em 2010 por Eduardo Guerra e Miguel Ferrão. A inaugurar às 18 horas de sábado, esta é a nova proposta da Galeria Municipal (Jardins do Palácio de Cristal), que mantém "Musonautas, Visões & Avarias: 1960-2010 - 5 décadas de inquietação musical no Porto", ambas de entrada livre.

Quer ver a noite do Porto a 75 metros de altura?

É só até domingo, 7 de outubro, que pode ver a noite do Porto a 75 metros de altura. Entre as 19 e as 23 horas, a Torre dos Clérigos apresenta visitas noturnas para quem quiser subir os 225 degraus e apreciar o pôr-do-sol ou a cidade iluminada. A subida tem um custo de cinco euros.

Casa interativa ensina a poupar e diverte

Uma "casa interativa" na Praça dos Leões permite aprender sugestões de eficiência energética através de paredes interativas, concursos e atividades educativas e atrativas para crianças e famílias. Para começar a poupar, diariamente entre as 9 e as 19 horas e ao fim de semana das 10 às 19 horas.