Cultura

Trengo Festival de Circo volta aos espaços públicos e chega também ao Rivoli

  • Notícia

    Notícia

#pf_cozinheiro_paprika_gourmet_24.jpg

Pedro Figueiredo

O Trengo - Festival de Circo do Porto está de volta a partir de 30 de junho e leva espetáculos ao Jardim Paulo Vallada e ao Parque do Covelo, chegando desta vez também ao Teatro Rivoli.

A 3.ª edição do evento, cujas novidades vão ser explicadas em conferência de imprensa na próxima quarta-feira, vai decorrer entre 30 de junho e 8 de julho e contempla 16 espetáculos nacionais e internacionais e conversas com artistas, mantendo as suas características distintivas: a aposta na criação nacional de circo contemporâneo através de bolsas de criação e a forte programação de espetáculos de criadores portugueses.

O Trengo nasceu em 2016 pela mão da portuense Companhia Erva Daninha e surgiu pela vontade de contribuir para a afirmação do novo e da sua integração nos circuitos de artes cénicas.

As duas últimas edições, apenas no espaço público, contaram com a coprodução do Município do Porto, através da Porto Lazer, e tiveram lugar no Palácio de Cristal. Nesta 3.ª edição, o Trengo distribui-se por três novos espaços, sendo o Teatro Municipal do Porto pela primeira vez um dos coprodutores, no ano em que o festival conta também com o financiamento da Direção-Geral das Artes através do primeiro apoio sustentado ao circo contemporâneo.