Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Treino operacional conjunto avaliou prontidão das unidades cinotécnicas do Porto e Lisboa
13-10-2020

A Unidade Cinotécnica de Busca e Salvamento da Câmara Municipal do Porto, composta por elementos do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto e da Polícia Municipal do Porto, realizou uma série de exercícios de treino operacional conjunto com a equipa cinotécnica do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.


A iniciativa decorreu entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, e envolveu um total de 13 elementos: do Porto, oito operacionais com quatro cães; e de Lisboa, cinco operacionais com sete cães. Nestes cenários de treino foram empregues ainda três veículos operacionais de apoio logístico.



Foram preparados vários cenários, em locais distintos, para a prática de busca e salvamento, o que permitiu avaliar o grau de preparação e prontidão das equipas para o cumprimento das missões que lhes estão confiadas.

A importância destes treinos assenta na padronização de técnicas e procedimentos específicos à finalidade da atividade, sabendo que estas operações são altamente especializadas pelo grau de complexidade que o socorro acarreta.