Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Transporte público é a melhor forma para celebrar o Natal na Baixa da cidade
29-11-2018

Toda a cidade do Porto vai engalanar-se já neste sábado, 1 de dezembro, para celebrar o Natal, e o transporte público é a maneira mais fácil para se deslocar até à zona da festa. Com uma vasta programação preparada, cujo momento alto é a inauguração da iluminação de rua e da Árvore de Natal, às 18 horas, são aguardadas milhares de pessoas, pelo que, por razões de segurança, toda a zona estará sujeita a medidas especiais de circulação.


Ao redor da Avenida dos Aliados será estabelecido um perímetro de segurança entre as 15 e as 20 horas, com formação de uma área interdita ao trânsito (conforme indicado no plano de mobilidade.

A acompanhar esta área interdita, forma-se outra mais abrangente, com trânsito condicionado e as condições de circulação a serem asseguradas e decididas pelas forças policiais.

Entretanto, Metro, STCP e CP vão reforçar os serviços, garantindo assim uma deslocação com maior rapidez, segurança e conforto. Note-se que as diferentes operadoras de transporte mantêm o reforço durante todo o mês de dezembro, de modo a que possa fazer as suas compras de Natal e vibrar com a animação da cidade com todo o conforto, sem problemas de trânsito ou de estacionamento.

A STCP - Sociedade de Transportes Colectivos do Porto irá praticar o horário normal de sábado e não o de feriado, que se traduz num maior número de viagens para as múltiplas linhas. Algumas delas vão ter os seus percursos e términos ligeiramente alterados, informação disponibilizada no site da empresa.

Quanto à Metro do Porto, também irá reforçar a oferta, de modo a ir ao encontro do aumento do número de passageiros. Haverá maior frequência nas linhas A, C, D e F e também no tronco comum entre as 14 e as 21 horas, mediante utilização de veículos duplos. Refira-se que que as estações de Metro servem quase todas as principais atrações natalícias espalhadas pela cidade.

A CP - Comboios de Portugal volta a disponibilizar um bilhete especial de ida e volta pelo valor de 2 euros por pessoa, nas deslocações realizadas durante o mês de dezembro aos fins de semana e feriados, nos comboios urbanos do Porto, comunicando também que haverá reforço de lugares nesses dias.

Parques de estacionamento com regime especial

A modalidade "park and ride", com validação do título de transporte Andante, será aplicada nos parques de estacionamento da Casa da Música (644 lugares), Campo Alegre (497 lugares) e Estádio do Dragão (850 lugares), onde será possível estacionar o carro por 0,95 euros, por um período de 12 horas, e apanhar metro ou um autocarro da STCP que circule até à Baixa do Porto.

O parque do Campo 24 de Agosto também irá disponibilizar 300 lugares de estacionamento à tarifa de 5 euros por um período de 12 horas, neste caso sem necessidade de validar o Andante, mas com pagamento obrigatório à chegada.

Nos parques de estacionamento localizados dentro do perímetro de segurança com interdição à circulação, só poderão entrar veículos até às 15 horas ou depois das 20 horas; dentro desse período, apenas será possível retirar as viaturas dos parques.

Mytaxi com 4 pontos de rebatimento no perímetro de segurança

A plataforma Mytaxi disponibiliza no dia 1 de dezembro quatro pontos de rebatimento (recolha e largada de passageiros) dentro do perímetro de segurança. São eles:

- Rua do Bonjardim, no cruzamento com a Rua de Guilherme da Costa Carvalho ("Cancela Velha");
- Rua de Fernandes Tomás, junto ao número 936 (junto à entrada do parque de estacionamento da Trindade);
- Avenida de D. Afonso Henriques, no entroncamento com a Rua de Mouzinho da Silveira ("São Bento");
- Praça de Gomes Teixeira ("Leões").

Aproveite qualquer uma das opções disponíveis e dê as boas-vindas ao Natal na Baixa, sem stress nem preocupações e com toda a segurança.