Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Tradição cumpriu-se com grupos folclóricos a Cantar as Janeiras pela cidade
06-01-2020
A Avenida dos Aliados assumiu novamente o papel de palco principal da cidade ao receber o evento que culminou a tradição de Cantar as Janeiras por uma série de grupos foclóricos, ao final do dia de ontem.

Os elementos de nove ranchos, grupos e associações que continuam a investigar e manter vivo o folclore português, particularmente o desta região, viveram assim um dia especial com a oportunidade de mostrar publicamente o seu trabalho em prol do património cultural.

Cada conjunto de participantes começou um desfile em diferentes pontos da cidade, percorrendo ao longo da tarde diversas ruas em direção aos Aliados, tocando, cantando e bailando ao longo do percurso. E foram assim atraindo a atenção até ao encontro de todos, junto à Árvore de Natal gigante, onde decorreu uma atuação conjunta que pôs fim ao evento deste ano, incluído na programação de Natal.

Promovido anualmente pela Câmara do Porto com o objetivo de manter vivas as tradições culturais, o Cantar das Janeiras contou desta vez com a participação do Grupo de Folclore de Lordelo do Ouro, Grupo de Folclore da Escola Secundária do Infante D. Henrique, Rancho do Douro Litoral, Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, Rancho Folclórico do Porto, Rancho Folclórico de Ramalde - Associação Recreativa e Cultural Conjunto 26 de Janeiro, do Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã, do Grupo Etnográfico do Orfeão do Porto e do Rancho Típico do Ilhéu.