Turismo

Tomaram posse os órgãos sociais da Associação de Turismo do Porto para o triénio 2020-2022

  • Notícia

    Notícia

Teve hoje lugar a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação de Turismo do Porto para o triénio 2020-2022, eleitos há duas semanas, numa cerimónia que decorreu no Palácio da Bolsa.

Perante uma plateia onde estiveram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, mas também a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, o novo líder da Associação de Turismo do Porto (ATP), Luís Pedro Martins, vincou no seu discurso que a cidade do Porto é o "ponto fulcral e ponto de acesso ao destino Norte de Portugal" e deve ser da cidade que devem ser "disponibilizados os diferentes produtos turísticos regionais".

Luís Pedro Martins passa a acumular a presidência da ATP com a liderança da entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), algo que, sublinhou, permitirá reforçar a cooperação entre ambos os organismos. "Sou um homem que gosta de construir pontes e, por esse motivo, tenho claro que o modelo que surgir desta integração funcional terá de resultar no equilíbrio destes dois grandes vetores: por um lado, dos contributos e recompensas entre o setor público e privado, no sentido de não só tornar mais equitativo o esforço entre as partes, e, por outro, assegurar que os benefícios a retirar destas parcerias serão multiplicados para as empresas, para o Estado e para a sociedade em geral", disse.

"A competição entre destinos será muito feroz", avisou Luís Pedro Martins, citado pela agência Lusa, acrescentando: "A nossa vizinha Galiza anunciou, logo no início da pandemia, um envelope de 27 milhões de euros para poder trabalhar a sua promoção internacional. A Espanha, a Itália, essas grandes potências de turismo (...), viviam muito à sombra do enorme sucesso que tinham neste setor, mas não vai ser assim a partir de hoje, não vai continuar assim. Não pensem que vamos continuar a ter essas máquinas com o mesmo ritmo de atividade que tinham até ao início da pandemia."

A nova direção da Associação de Turismo do Porto, liderada por Luís Pedro Martins, reuniu 98% dos votos em assembleia geral. Da lista eleita para a direção fazem ainda parte Ricardo Valente, representante da Câmara do Porto; o representante da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho; o representante da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio; a ANA Aeroportos, representada por Fernando Vieira; a Fundação de Serralves, representada por Ana Pinho, entre outros representantes de classes setoriais da hotelaria e restauração.