Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

TNSJ reabre em julho mas até lá continua com as visitas guiadas virtuais e a programação online
14-06-2020
O Teatro Nacional São João (TNSJ) reabre no dia 2 de julho. Mas durante este mês, a ligação ao público mantém-se à distância, com a disponibilização de uma visita guiada online ao interior do emblemático teatro, classificado como Monumento Nacional, e uma programação que inclui a partilha nas redes sociais de peças que estiveram em cena na sala de espetáculos.
 
A temporada 2020/2021 será antecipada um mês, começando em agosto, mas o Teatro Nacional São João volta a ter programação artística já nos primeiros dias de julho, com três récitas da nova produção da Casa, encenada por Nuno Cardoso: Castro, de António Ferreira, um dos mais belos textos da dramaturgia de língua portuguesa.
 
Como gesto de reconhecimento pelo empenho na luta diária contra a pandemia, as sessões agendadas para 2 de julho (21 horas), 3 de julho (21 horas) e 4 de julho (19 horas) são dirigidas exclusivamente, e de forma gratuita, a profissionais de saúde e da proteção civil, assim como aos mais regulares e fiéis espectadores deste Teatro Nacional: os detentores do cartão Amigo do TNSJ.
 
Para ter acesso aos bilhetes é necessário efetuar reserva prévia através do telefone 223 401 951 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas) ou do email relacoespublicas@tnsj.pt.
 
Visita guiada virtual
 
Até lá, perscrute o interior deste Monumento Nacional através da visita guiada online, realizada por Luís Porto, que fica disponível no site e no Vimeo do TNSJ até ao dia 31 de julho.
 
"É um Teatro de referência, não só para a cidade do Porto, como para todo o país". É assim que João Reis recebe os participantes das visitas guiadas virtuais ao edifício que este ano celebra o seu centenário.
 
Ao ator juntam-se outras personalidades conhecidas do tecido teatral português e da cidade, como António Durães, Emília Silvestre, Nuno Carinhas, Francisca Carneiro Fernandes e Eduardo Paz Barroso, para além dos arquitetos Luís Soares Carneiro e João Carreira. Com eles é possível ficar a conhecer a "caixa mágica" do Teatro, o fantasma "bebe água" que habita o espaço, entre outras curiosidades.
 
Programação online
 
Até às 24 horas deste domingo pode assistir à reposição online da peça "A Morte de Danton", do alemão Georg Büchner, com encenação de Nuno Cardoso e com interpretação de Albano Jerónimo no papel do protagonista.
 
Num poético retrato histórico, onde se vislumbram semelhanças com os tempos tumultuosos que se vivem atualmente, Georges Jacques Danton transporta o público para a primavera de 1794, explorando as vésperas da sua detenção e execução pela guilhotina.
 
Também os Clubes de Teatro voltam, neste mês de junho, a ocupar o seu lugar no palco digital do TNSJ e nas suas redes sociais. O trabalho desenvolvido pelo Centro Educativo com os grupos Sub-18 e Sub-88 resultou na exibição online das tragédias "Hamlet" e "Noite de Reis", de Shakespeare. Nos próximos dias, será a vez do lançamento de "Rei Lear", "A Tempestade" e "Romeu e Julieta".