Cultura

TNSJ celebra o Dia Mundial do Teatro com visita e récita online da peça "Castro"

  • Notícia

    Notícia

#DR_Castro_TNSJ.jpg

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Teatro e, embora nos esteja fisicamente vedado, o Teatro Nacional São João (TNSJ) preparou um programa que se estende por vários dias e com várias propostas. Nesta sexta-feira, o ponto alto é a transmissão online de "Castro", às 22 horas.

É uma ótima oportunidade para ver esta noite, a partir de casa, a tragédia nuclear do teatro português, encenada pelo diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso. Com duração de hora e meia, pode segui-la no site do TNSJ, Facebook ou Instagram.

Em Castro, relata-se o drama histórico (ou lendário) do amor vivido entre Pedro e Inês. Seria apresentada, em circunstâncias normais, na sala do Teatro Nacional São João precisamente a partir deste dia.

Horas antes, a partir das 18 horas, está programada uma visita virtual ao interior deste Monumento Histórico Nacional. "O Teatro São João visto por quem o estudou, reabilitou, dirigiu e viveu", tem realização de Luís Porto e uma duração aproximada de 30 minutos. A "viagem" vai ser conduzida por nomes como Luís Soares Carneiro, João Reis, Emília Silvestre ou António Durães. É transmitida nos mesmos três canais online.

Ao longo da semana, o Teatro Nacional São João tem disponibilizado também quatro peças que compõem a saga Ubu, de Alfred Jarry, em ebooks de download gratuito, bem como a coleção integral dos Manuais de Leitura produzidos pelo TNSJ.

Recorde-se que 2020 é o ano em que o Teatro Nacional São João celebra o seu centenário.

+ info: Teatro Nacional São João