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The Wolfpack abre Porto/Post/Doc

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Com o início do mês de dezembro,
arranca também a segunda edição do Porto/Post/Doc - Festival Internacional de
Documentário e Cinema do Real do Porto. A cerimónia de abertura acontece no
Auditório Manuel de Oliveira, no Rivoli, pelas 22 horas, com o filme "The
Wolfpack" da cineasta Crystal Moselle. Este filme é um dos representantes da
secção escolhida como tema nesta edição, "Teenage", que tem como objetivo
apresentar filmes que debatem e pesquisam sobre a identidade instável e
criativa entre a infância e a vida adulta. O certame realiza-se entre os
dias 1 a 8 de dezembro.


 


Este festival é dividido em diferentes secções que se cruzam entre si, apresentando trabalhos específicos para cada temática.


O filme que marca a cerimónia de
abertura deste evento - "The Wolfpack" - está inserido nas secções de Teenage e
Sessões Especiais. Através da leitura da sua sinopse ficamos a saber que Nova Iorque pode ser um lugar solitário
e assustador. Milhões de janelas fechadas escondem outras tantas famílias. Mas
com certeza nenhuma como esta. "The Wolfpack" mostra-nos os irmãos
Angulo, que vivem presos no seu apartamento em Manhattan, como uma tribo
secreta. Este isolamento forçado pelo pai deles é uma forma de defesa contra os
males do mundo moderno e dos perigos da grande cidade. Tudo o que eles conhecem
do exterior é a realidade dos filmes que vêem e recriam apaixonadamente. É,
pois, o cinema a sua única janela para o mundo, onde eles se transformam nas
personagens dos filmes, criam os adereços e reescrevem os guiões. Mas a sua
imaginação acaba por ultrapassar a mera curiosidade e o cinema já não chega
para os manter naquele exílio.


Outra das grandes secções de
destaque do Porto/Post/Doc é a categoria de Competição Internacional, onde
filmes vindos de todo o mundo espelham a diversidade de abordagens do
documentário contemporâneo e a sua contaminação pela ficção. No dia de estreia
da segunda edição do certame, serão apresentados quatro filmes em competição.


"Coming Of Age" de Teboho Edkins,
tem lugar no Auditório Isabel Alves Costa (Rivoli), pelas 15 horas. Este filme,
com estreia nacional, conta a história do realizador que regressou ao país onde cresceu para ao
longo de dois anos acompanhar a vida de dois irmãos e duas amigas adolescentes nas
inóspitas montanhas do Lesoto. É um momento decisivo para eles... Abraçar uma
vida com os rebanhos, perpetuando a tradição familiar, ou abandonar a aldeia,
talvez para sempre, para frequentar a escola secundária. Os quatro são
confrontados com a entrada na idade adulta numa sociedade onde a tradição, o
dever e a obstinação têm um peso preponderante. 



Pelas 16,30 horas, é altura do
Cinema Passos Manuel receber outra estreia nacional com "
Exotica, Erotica,Etc." de Evangelia Kranioti. Este filme fala sobre a relação entre
marinheiros e prostitutas, aprofundada de forma especialmente orgânica,
retratando o rumo da vida destas pessoas como o próprio oceano, com ondas e
marés, turbulentas mas rotineiras, quase como se fossem rituais. Sandy,
ex-prostituta com uma vida marcada pelos seus romances temporários, é a
protagonista de "Exotica, Erotica, Etc.", concedendo ao filme uma
aura mitológica, como se fosse uma sereia encantadora de homens e os
depoimentos dos marinheiros representassem as provações e tentações de Ulisses
e seus companheiros. Este documentário de Evangelia Kranioti, artista visual
radicada em França, é um ensaio de extrema poesia sobre o amor, mas também
sobre a entrega e o desejo.


De
seguida, o mesmo espaço recebe a estreia nacional de "Las Letras" de Pablo Chavarría Gutiérrez, pelas 19 horas. Na sua sinopse pode ler-se que em 12 de
junho de 2000, no município de Simojovel, um grupo de polícias de Chiapas é
emboscado na estrada por um grupo armado, tendo sete sido mortos. Alberto
Patishtán Gómez, professor e ativista indígena mexicano, foi declarado culpado
do crime e sentenciado a 60 anos de prisão. As cartas que escreveu à irmã a
partir da prisão são uma acusação feroz a um sistema mexicano corrupto, e é a partir
delas que Pablo Chavarría Gutiérrez reconstrói as memórias do recluso de uma
forma quase sensorial, quebrando as regras do documentário clássico.


Por
último, o Auditório Isabel Alves Costa recebe "Sobytie", de Sergei Loznitsa,
pelas 22,30 horas. O cineasta leva-nos
de volta às ruas da União Soviética, em 1991, quando o Putsch, golpe de estado
que acabou por falhar, questiona pela primeira vez o poder comunista, antevendo
a sua queda. A população junta-se nas praças para tentar saber mais, atenta às
sucessivas informações oficiais e rumores. Enquanto isso, a televisão e a rádio
transmitem "O Lago dos Cisnes" de Tchaikovsky. "The Event"
é uma revisitação a esses momentos dramáticos e ao nascimento da
"democracia russa", um filme de found-footage que mostra um novo e
refrescante ângulo sobre a Rússia de Gorbachev, Yeltsin e Putin.



A estreia nacional de "Sol Mihi Semper Lucet" de Alvaro Fernández-Pulpeiro, acontece pelas 18,30 horas, no
Auditório Isabel Alves Costa (Rivoli), integrada na seção de

Cinefiesta. Também
nesta seção, se realiza, em conjunto, a transmissão de "O Futebol" de Sergio Oskman.


No primeiro filme, os locais e os cenários reais de "Sol
Mihi Semper Lucet" são a parte documental. Uma coleção de vozes, com as suas
pequenas histórias, percorre as imagens do filme, criando assim a ilusão de uma
narrativa, para evocar um estado de espírito, num híbrido entre o documental e
a ficção. As planícies infindáveis do Texas e um incandescente pôr-do-sol
transformam-se assim nas telas para ilustrar uma série de pensamentos sobre a
condição humana, numa meditação a partir do real. 


No segundo, depois de uma
longa separação, um pai e um filho reencontram-se durante o mundial de futebol do
Brasil, em 2014. O filho é cineasta e documenta o tempo partilhado entre ambos.
Mas a morte aparece e transforma tudo. "O Futebol" não é um registo
transparente e direto de umas semanas de vida em comum, mas é antes uma obra
minuciosamente reescrita e reelaborada ao longo de meses de montagem,
necessários para enfrentar, com elegância e pudor, materiais tão delicados como
a família e a doença. Um filme sem golpes de efeito melodramáticos, honesto e
nobre e, por isso mesmo, muito emocionante. 


 


Como forma de homenagem a Chantal Akerman, o Cinema Passos Manuel passa, pelas 22,15 horas, "No Home Movie" da
cineasta belga. Pode ler-se que, foi
a sua relação íntima com a sua mãe, Natalia, imigrante polaca e sobrevivente de
Auschwitz, o que Chantal Akerman sucessivamente retratou em pequenos vídeos
domésticos, e que em "No Home Movie" se ordenam em tributo a quem a
havia já deixado. Concretiza-se, através do cinema, a intenção de imortalizar:
observamos os ritmos lentos de uma rotina resguardada, no interior de um
apartamento em Bruxelas, e de tal forma se sentem de perto que é como se a
realizadora assim cedesse a própria pele. No privilégio de um olhar privado, o
espectador é testemunha do seu sentimento e o título do filme torna-se evidente
- para lá das paredes reconhecidas, Bruxelas já não é ponto de retorno quando
ficou a faltar quem a fazia sentir-se em casa. 


Nas secções de Outros Eventos e
School Trip, o Espaço Maus Hábitos recebe, pelas 18 horas, a exposição fotográfica "School Trip" realizada pelos alunos da Escola Artística Soares dos
Reis, composta por autorretratos
dos alunos, e outra com trabalhos subordinados ao tema "Porto" estará
presente no Maus Hábitos.
Esta exposição estará aberta ao público durante os
dias em que decorre o Porto/Post/Doc.


Por fim, amanhã Cinema Passos
Manuel recebe o DJ Senhor Guimarães, pelas 22,30 horas. Esta iniciativa
integra-se nas seções de Festas e Transmission. António Guimarães é uma figura de destaque na cultura
portuense, por força do seu bom gosto e abertura aos novos artistas, promovendo
tantos e bons eventos nos seus Aniki Bobó e Passos Manuel, dois clubes de
referência da noite portuense.



Mais informações sobre o evento e preçário em Porto/Post/Doc.


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