Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Teste ao vírus do VIH pode ser realizado gratuitamente numa unidade móvel
02-09-2020

Neste mês de setembro, o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD Porto) renova as ações de rastreio ao vírus do VIH/SIDA, realizados numa unidade móvel que percorre vários pontos da cidade. Os locais, datas e horários estão acessíveis numa agenda.


Sem necessidade de marcação prévia, o atendimento e realização de testes na unidade móvel é realizado por uma equipa de experientes profissionais de saúde, que garante a discrição e anonimato dos rastreios.

Excetuando os fins de semana, esta unidade vai instalar-se, nos dias úteis, em várias artérias da cidade, localizadas a uma curta distância de estações da rede de Metro do Porto e bem servidas de transportes públicos, de modo a facilitar o acesso ao serviço a todos os interessados, como se pode verificar pela agenda de ações de rastreio, que nalguns dias e locais se estende pelo período noturno.

A iniciativa, que decorre no âmbito das atividades previstas no Plano de Ação da Estratégia Porto, Cidade Sem Sida, liderado pelo Município do Porto, é complementada por uma unidade fixa, onde igualmente é disponibilizado o atendimento e os rastreios ao VIH/SIDA.

No entanto, ao contrário da unidade móvel que dispensa o agendamento, os cidadãos que se desloquem à unidade fixa têm obrigatoriamente de marcar previamente o atendimento através de um destes três canais: número fixo 220 412 250; contacto móvel 961 314 380; ou via email cadporto@arsnorte.min-saude.pt.

Horário de funcionamento da unidade móvel, sita provisoriamente na Rua da Constituição, nº 199: segunda-feira a sexta-feira, das 10 às 18 horas.

Estas ações de rastreio visam contribuir para a construção e consolidação de respostas adequadas às necessidades locais, concorrendo para o cumprimento dos objetivos da estratégia 90-90-90, assumidos pelo Município do Porto, em maio de 2019. Ou seja, 90% das pessoas que vivem com a infeção saibam que estão infetadas, 90% das pessoas que sabem que estão infetadas estejam em tratamento, e 90% das pessoas que estão em tratamento tenham a infeção controlada.

O CAD VIH/SIDA Porto é um serviço do Ministério da Saúde, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental (ACeS Porto Ocidental) da Administração Regional de Saúde Norte (ARSN).