Cultura

Tesouros da fotografia

  • Notícia

    Notícia

Foi ontem inaugurada pelo vereador da cultura, Paulo Cunha e Silva, na Galeria Municipal do Porto, a exposição "Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX".


Este projeto apresenta, pela primeira vez, um conjunto significativo de autores e fotografias provenientes dos mais importantes acervos públicos e privados da história da fotografia portuguesa, colocando em diálogo os acervos fotográficos de diversas instituições públicas que têm como missão a salvaguarda do património fotográfico nacional, realçando a necessidade e a premência de abordagens integradas no acesso, estudo e divulgação da fotografia portuguesa.


A vastidão e significado destas coleções em grande parte nunca divulgadas, não só não se esgota aqui e agora, como levou a um desdobramento em duas exposições, uma apresentada no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado em Lisboa, a decorrer até 28 de junho, e outra, na Galeria Municipal do Porto, de 9 de junho a 16 de agosto de 2015, em parceria com a Câmara Municipal.


A exposição apresentada na Galeria Municipal do Porto conta com fotografias, álbuns, publicações e máquinas fotográficas, num total de quase 200 peças, provenientes de diversos acervos públicos e privados. Entre os fotógrafos representados nesta exposição incluem-se Carlos Relvas, Aurélio da Paz dos Reis, Antero Frederico Ferreira de Seabra da Mota e Silva, Francisco Rocchini, Amadée de Lemaire-Ternante, João Francisco Camacho e Emílio Biel, entre outros.


O objecto das imagens é variável. O legado fotográfico produzido em Portugal aborda o contexto artístico, científico, industrial e comercial da sociedade portuguesa não apenas no Porto e em Lisboa mas também noutras zonas do país. 


"Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX"

Galeria Municipal do Porto

Terça-feira a sábado - das 10h00 às 18h00

Segunda-feira e Domingo - das 14h00 às 18h00


Entrada livre

De 9 de junho a 16 de agosto de 2015


Curadoria: Emília Tavares e Margarida Medeiros

Layout e design gráfico da exposição: Pedro Bandeira

Coprodução: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto e MNAC - MC