Educação

Tese de doutoramento da Universidade do Porto foi eleita a melhor da Europa

  • Notícia

    Notícia

#DR_Margarida_Carvalho_Tese_Douturamento.jpg

A tese de Margarida Carvalho foi considerada a melhor da Europa, sendo esta a primeira vez que um português vence a distinção. A antiga estudante do Doutoramento em Ciências dos Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora do INESC TEC foi premiada com o EURO Doctoral Dissertation Award, que reconhece dissertações de doutoramento excecionais na área da investigação operacional (IO).

Com o título "Computation of equilibria on integer programming games", o trabalho da investigadora aplica a teoria dos jogos à troca de rins entre hospitais. A tese foi escrita e apresentada, em 2016, por Margarida Carvalho, sob orientação de João Pedro Pedroso, docente na FCUP e investigador no INESC TEC, e de Andrea Lodi.

"Na tese foi, pela primeira vez, formulado um jogo para modelar programas de trocas de rins envolvendo hospitais de vários países. O que conseguimos concluir foi que o jogo tem boas propriedades do ponto de vista do bem-estar social. Quer isto dizer que quando as entidades se comportam de forma mais racional, ou seja, concentrando-se apenas no seu benefício individual, o número de pacientes com insuficiência renal que recebe um transplante é maximizado", explicou Margarida Carvalho, agora docente na Universidade de Montreal (Canadá), em declarações expressas no portal de notícias da U. Porto.

A grande vantagem do modelo proposto pela investigadora está na combinação de uma área que permite aumentar, por exemplo, o coeficiente de otimização de uma empresa e, simultaneamente, conseguir prever respostas da concorrência.

Promovido pela EURO - the European Association of Operational Research Society, o "EURO Doctoral Dissertation Award" (EDDA) foi lançado em 2003 e distingue contribuições de estudantes de doutoramento ou cientistas que tenham menos de dois anos de experiência desde a conclusão do doutoramento na área da investigação operacional.