Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

3ª edição do festival Porto/Post/Doc de 26 de novembro a 4 de dezembro
10-11-2016

A terceira edição do Porto/Post/Doc - Festival Internacional de Cinema está de regresso à cidade do Porto entre 26 de novembro e 4 de dezembro, no Teatro Rivoli, Cinema Passos Manuel e Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural.


Com uma programação eclética, esta terceira edição do festival contará com uma seleção de mais de 100 filmes e é composta por uma competição internacional de 13 filmes, várias secções paralelas (tais como School Trip - o projeto educativo do Festival; Transmission - documentários sobre música e festas noturnas), dois focos (um sobre Sensory Ethnographic Lab, SEL; e outro sobre o cineasta brasileiro Eryk Rocha) e o Fórum do Real (ciclo de debates com especialistas e académicos).


Este ano, o Porto/Post/Doc apresenta algumas novidades, reveladas hoje, em conferência de imprensa por Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara do Porto, Dario Oliveira, diretor Porto/Post/Doc, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, e Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Com o apoio da Região Demarcada dos Vinhos Verdes vai ser atribuído o Grande Prémio Porto/Post/Doc by Vinhos Verdes, o prémio principal do Festival e, pela primeira vez, vai ter um programa dedicado a crianças e jovens, o Mini.


O projeto educativo do festival, o School Trip, já deu mostras de ter um papel fundamental na articulação do Porto/Post/Doc com as escolas, mostrando filmes e promovendo masterclasses e workshops. Desta vez, o School Trip abre uma nova frente de batalha, o Mini, com uma programação pensada ao pormenor para os mais pequenos, com sessões de cinema e oficinas. A cineasta convidada desta primeira edição do Mini é Leonor Teles, vencedora do Urso de Ouro para a Melhor Curta-Metragem no último Festival de Berlim, com Balada de um Batráquio.


Relativamente aos focos do festival refira-se que o SEL é um laboratório experimental de cinema da Universidade de Harvard (EUA) e constitui-se atualmente como um dos lugares mais vibrantes e criativos do cinema contemporâneo, através de uma abordagem sensorial do mundo. O foco exibirá filmes realizados no contexto do SEL. Véréna Paravel e Lucien Castaing-Taylor estarão na cidade do Porto. A acompanhar este foco, serão exibidos os filmes poéticos da cineasta checa Jana ?evcíková, que tem investigado certas comunidades esquecidas do Leste Europeu. Será a primeira vez que é feita uma retrospetiva de Jana ?evcíková em Portugal. 


Eryk Rocha, filho do realizador Glauber Rocha, também estará no festival para apresentar uma retrospetiva integral dos seus filmes, assim como para estrear, em Portugal, o seu mais recente projecto: Cinema Novo, um documentário sobre o movimento que mudou o cinema brasileiro e que ganhou um prémio no último Festival de Cannes.


A programação de 2016 do Porto/Post/Doc conta com cerca de 100 filmes de 31 países e quatro continentes, sendo que destes 41 são longas-metragens e 44 são curtas-metragens, três serão apresentados em estreia mundial, três em estreia europeia e o Festival terá um total de 39 estreias nacionais. O Festival vai contar com a presença de cerca de 200 convidados nacionais e internacionais: realizadores, produtores, diretores de outros festivais, jornalistas, entidades parceiras.


O Porto/Post/Doc conta, desde a primeira edição, com o apoio da Câmara do Porto e, este ano pela primeira vez, da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, como patrocinador do Grande Prémio Porto/Post/Doc by Vinhos Verdes, entre outras entidades parceiras.