Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Terceira edição do Criatório abre candidaturas no dia 17
11-12-2018
A terceira edição do programa municipal Criatório foi hoje aprovada por unanimidade em reunião de Câmara. O programa de apoio à criação artística abre o período de candidaturas já na próxima segunda-feira, 17 de dezembro.

O Criatório, que já apoiou 32 projetos nos últimos dois anos, tem como principal objetivo contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais provenientes de múltiplas disciplinas no Porto.

Tal como nas edições anteriores, também em 2019 o programa irá atribuir 16 bolsas de criação artística nas áreas de artes visuais e curadoria, artes performativas e programação, composição, programação e performance musical e literatura e ensaio crítico.

O prazo para receção de candidaturas termina a 31 de janeiro de 2019, sendo que o valor do apoio previsto para cada projeto se mantém fixado nos 15 000 euros.

O júri do Criatório é composto por cinco membros: Diogo Costa Amarante (realizador, investigador e docente na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto), Jonathan Saldanha (construtor sonoro e cénico e fundador da plataforma de arte SOOPA), Miguel Magalhães (diretor da delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em França), Susana Lourenço Marques (designer e professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) e Susana Menezes (diretora artística do LU.CA Teatro Luís de Camões).

O Criatório é um dos projetos integrantes da PLÁKA, plataforma que consubstancia a política municipal de apoio à prática artística contemporânea no Porto.

Entretanto, na reunião de Câmara de hoje foi também aprovada a edição de 2019 do Shuttle, projeto da PLÁKA que visa promover internacionalmente a cultura da cidade e o trabalho de artistas, autores e agentes culturais sediados no Porto.