Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

TEP leva a estreia no Rivoli a peça "O dia da Matança na história de Hamlet"
14-03-2019

A peça "O dia da Matança na história de Hamlet" sobe nesta sexta-feira, às 21 horas, ao palco do Grande Auditório Manoel de Oliveira, do Teatro Municipal Rivoli. Com encenação de António Júlio, o espetáculo do Teatro Experimental do Porto (TEP) tem mais duas apresentações agendadas até domingo.


António Júlio parte do texto de Bernard-Marie Koltès para a estreia nacional da peça "O dia da Matança na história de Hamlet", que acontece já amanhã no Porto. No sábado volta à cena no Grande Auditório do Rivoli às 19 horas, e domingo fecha-se o ciclo de apresentações às 17 horas.

Enquanto versão condensada de tragédia shakespeariana "Hamlet", esta adaptação, inspirada num dos dramaturgos mais significativos da segunda metade do século XX, concentra toda a ação num só dia, evidenciando a velocidade dos acontecimentos e a violência dos atos. Hamlet e Ofélia, Gertrudes e Cláudio, as únicas personagens que sobrevivem à história original, aparecem logo condenadas. Com objetivos distintos e com fim anunciado, defrontam-se, combatem, lutam pelo poder e pelo amor.

"O que ele [Koltès] faz na verdade é muito livremente, creio eu, verter todas as outras personagens - ou muitas delas - e as suas palavras, e colocá-las na boca de cada uma destas outras personagens", explica o encenador.

Acrescenta ainda que o que lhe interessa, em particular, é o que o autor fez na sua curta vida. "Pareceu-me que no contexto da colaboração com o Teatro Experimental do Porto esta abordagem a esta versão do 'Hamlet' me parecia a mais adequada para propor e para desenvolver".

O Teatro Experimental do Porto (TEP), a mais antiga companhia teatral portuguesa, é uma das estruturas acolhidas pelo Teatro Municipal do Porto desde 2015, no âmbito do projeto Campo Aberto.

//
"O dia da Matança na história de Hamlet"
M/12 anos
15, 16 e 17 março / sexta-feira (21 horas), sábado (19 horas) e domingo (17 horas)
Teatro Municipal Rivoli