Cultura

Tendências globais do design convivem no Porto

  • Notícia

    Notícia

A dois dias da cerimónia de entrega dos European Design Awards 2017, que se realiza no sábado no Rivoli, respira-se na cidade o ambiente criativo de um evento que anualmente reconhece o que de melhor se faz ao nível europeu. Hoje, várias iniciativas refletiram a dinâmica de um festival que traz ao Porto os mais importantes agentes da renovação do design de comunicação.

Na génese de dois workshops, esta tarde, estiveram dois projetos de caráter global que participam ativamente na reflexão crítica e na expansão do design. Se os mentores do movimento internacional Two Pages convidaram os participantes de uma oficina no Silo Auto a explorar a linguagem visual e a cultura urbana do Porto, o coletivo Post Eady levou a experienciar, no Palácio dos Correios, as influências das redes sociais no processo criativo dos designers.

Criado por três designers (Joana Pestana, de Portugal, Vilja Achté, da Finlândia, e Max Ryan, do Reino Unido) que se conheceram no Royal College of Art, em Londres, o Post Eady está a criar um manifesto coletivo que impõe questões pertinentes: "O que é que motiva os designers numa sociedade individualista? Quais são as intenções comuns dos designers gráficos?" As respostas vão surgindo em conferências e workshops, como o que decorreu no Porto, com o debate das últimas tendências no campo do design gráfico, através da observação de imagens e informação oriunda de redes sociais como o Instagram ou o Tumblr. A partir destes encontros, realizados ao longo de 12 meses, surgirá um Manifesto escrito sobre o design gráfico.

Em conversa com o Porto., Joana Pestana, realçou que o objetivo do coletivo "não é criticar as tendências do design gráfico que vão sendo debatidas, mas sim expandir os conceitos utilizados pelos designers no uso de tendências e tentar identificar a ideologia e conjunto de valores subjacentes". 

Além dos workshops, foi também esta tarde inaugurada oficialmente a exposição "Two Pages Project", ontem aberta ao público. Patente até domingo no Silo Auto, a mostra reúne 112 trabalhos de designers, ilustradores e artistas de diferentes partes do mundo, incluindo o Porto, que participaram na conceção dos 15 "sketchbooks" já realizados por este projeto internacional.

Amanhã, no âmbito do festival, realizam-se à tarde os Studio Walks: três roteiros que permitem conhecer alguns dos estúdios do tecido criativo de Porto e Matosinhos. À noite é inaugurada a exposição "Ten Years of European Design Awards": num só espaço, o Palácio dos Correios, reúne-se pela primeira vez os melhores trabalhos de agências premiadas de vários países, incluindo a R2, sediada no Porto.

Sábado é o dia maior do programa, com a cerimónia de entrega dos European Design Awards, uma conferência internacional e a inauguração, no Palácio dos Correios, da exposição "Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto".

Os ED Awards conhecem, este ano, a 10.ª edição. "Celebrating Creative Excellence" é por isso o tema que orienta um programa que transforma a cidade na capital europeia do design, trazendo até ela muitos dos melhores designers e escritórios de design sediados na Europa e com expressão pelo mundo.