Sociedade

Televisão ucraniana visita Banco de Materiais em reportagem no Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_Premio_Joao_Almada_04.jpg

Filipa Brito

Em vésperas do jogo de futebol entre as seleções da Ucrânia e Portugal, a televisão ucraniana emitiu no fim de semana um programa em que incluiu com grande destaque a visita ao

Banco de Materiais na reportagem de quase uma hora sobre o Porto, a cidade e a região do Douro.

A dupla de repórteres ucranianos da série de viagens "Heads & Tails", muito popular em mais de uma dezenas de países, incluindo a Rússia e o Cazaquistão, começou a falar do Porto logo na chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde se dividiriam para entrar na cidade: um em autocarro da STCP e outro em automóvel particular.

Depois, descrevem a admiração que vão sentindo ao descobrir o Porto e, a propósito da arquitetura da cidade, focam-se nos azulejos e na dupla função decorativa e técnica. Estão entretanto junto à emblemática Igreja do Carmo, ou seja, a um passo do Banco de Materiais, situado no Palacete dos Viscondes de Balsemão (Praça de Carlos Alberto), que os deixaria maravilhados com os seus 27 mil azulejos e o papel que desempenha na preservação do património da cidade. Foi mesmo motivo para lançarem a ideia para que uma medida idêntica fosse posta em prática na Ucrânia.

A gastronomia foi igualmente alvo da curiosidade dos repórteres ucranianos. A apresentadora não deixou de provar (a grande custo) as "tripas à moda do Porto", mostrando-se quase tanto impressionada como com as azeitonas (que não conseguiu mesmo comer). Peixe e produtos do mar, vinhos e paisagens foram igualmente pormenores a que o programa deu atenção, num retrato que contemplou ainda o Alto Douro Vinhateiro, o Gerês e a Torre (Serra da Estrela),

O programa terminou com os apresentadores a adjetivarem Portugal e o Porto como "impressionantes", com uma "natureza incrível" e uma cidade "surpreendente", concluindo que "o Porto é como o Vinho do Porto: com a idade, fica ainda melhor".

Veja o programa no Youtube: