Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Telemóveis dão "concerto" na Casa
08-10-2015

A Casa da Música, no Porto, vai apresentar a 26 de Outubro na Sala Suggia um concerto inédito que só existe se as pessoas participarem nele e se usarem os seus telemóveis.

O "a.bel", ou a "Nova Música Interativa" vai ser o concerto onde o público se vai confundir com os artistas. Esta iniciativa está a ser preparada em conjunto pelo INESC TEC e pela Casa da Música, e quer juntar músicos profissionais, em palco, aos espetadores, que, depois de instalarem uma aplicação específica (seja em "smartphones" ou "tablets", com sistema operativo iOS ou Android) vão poder contribuir musicalmente ao transformarem os seus dispositivos móveis em instrumentos.

"Todas as pessoas já vêm para o concerto com um instrumento musical no bolso. O problema é que, na maior parte dos casos, isto [o telemóvel] é um elemento disruptivo das experiências coletivas. Uma pessoa num concerto que esteja a olhar para um telemóvel é uma pessoa que está alheada do que se passa. O desafio é como é que transformamos isto numa experiência que seja não disruptiva da experiência coletiva, mas uma ponte para que as pessoas se conectem", disse à Lusa o investigador do INESC TEC, Rui Penha.

Os espetadores podem descarregar a aplicação e terão direito a um código específico individual: "A pessoa pode decidir quando é que vai tocar uma nota, pode-se articular com as pessoas que estão à volta dela. Só que esta decisão, ou seja, qualquer nota que escolha, vai estar integrada nesta harmonia".

Esta iniciativa surge como forma comemorativa dos 30 anos do INESC TEC. Os bilhetes já estão à venda e custam 10 euros.


Para mais informações pode consultar o site da Casa da Música e do INESC TEC.