Sociedade

TEDxPorto anuncia os três primeiros oradores de 2020

  • Notícia

    Notícia

O investigador Rui Diogo, a jornalista Isabel Canha e o ativista Miguel Duarte são os nomes já confirmados para o próximo TEDxPorto, onde irão explorar temáticas como a poligamia, as mulheres-chefes e a catástrofe do Mediterrâneo.

O evento anual, que na última edição teve lotação esgotada com 1.300 participantes, regressa à Alfândega do Porto a 28 de março com o tema "Inconvencional".

A 11.ª edição do TEDxPorto, com bilhetes já disponíveis, aponta ao objetivo da partilha de ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções e criado soluções disruptivas, fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade.

Rui Diogo: A poligamia é um conceito masculino?

O investigador português Rui Diogo é um dos nomes mais conceituados na área da biologia. É membro da Associação Americana de Anatomistas, professor associado na Howard University College of Medicine e membro do Center for the Advanced Study of Hominid Paleobiology da George Washington University. Tem vindo a ser distinguido com vários prémios, sendo autor e coautor de mais de 100 papers em meios como a Nature. Conjugando dados científicos de medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia, Rui Diogo vai questionar o mito machista infundado - mas ainda tão recorrente na nossa sociedade - de que os homens têm uma tendência maior para ter várias parceiras, enquanto as mulheres têm uma tendência mais monogâmica. Será mesmo assim?

Isabel Canha: a experiência de mulheres em cargos de chefia

Ao longo de 30 anos de carreira no jornalismo económico e feminino, a ex-diretora da Cosmopolitan e da Exame e cofundadora do site Executiva.pt entrevistou dezenas de mulheres de negócios. No TEDxPorto, vai partilhar o que pensam, sentem e sabem as mulheres no topo do poder económico em Portugal. Isabel Canha é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e possui uma extensa formação complementar em gestão, finanças, marketing, liderança e jornalismo. É autora do livro "As Mulheres Normais têm Qualquer Coisa de Excepcional", editado em 2009 pela Bertrand. É ainda coautora de cinco livros, entre os quais "Memórias de Executivas" e "Lições de Liderança de CEO Portuguesas".

Miguel Duarte: a catástrofe do Mediterrâneo vivida na primeira pessoa

Miguel Duarte é um jovem ativista português. É voluntário em vários campos de refugiados na Grécia e na Turquia e esteve envolvido na criação do coletivo HuBB - Humans Before Borders, uma plataforma de comunicação e de luta pelos direitos humanos. Foi tripulante do navio "Iuventa", tendo participado no resgate de milhares de pessoas no Mediterrâneo. Por essa razão, como outros trabalhadores humanitários, é alvo de uma investigação por auxílio à imigração ilegal em Itália. No TEDxPorto, Miguel Duarte dará a conhecer a realidade vivida no Mediterrâneo e de como, na sua opinião, as entidades governativas e a sociedade podem terminar com esta catástrofe humanitária.

Desde 2010, o TEDxPorto já conta com mais de 11 mil participantes e 190 oradores, tendo apresentado ao público histórias e projetos inspiradores que têm vindo a transformar o mundo, como é o caso do ColorAdd ou da associação Vencer Autismo. No Porto, o evento assume-se um dos maiores TEDx do mundo, num universo de mais de 5.500 eventos que se realizam anualmente em cidades como Paris, Sydney, Tóquio ou Nova Iorque.

+info: TEDxPorto