Sociedade

Tecnológica do Porto atrai investimento de 3 milhões de dólares para desenvolver comunicação sem internet

  • Notícia

    Notícia

#DR_hypelabs_carlos_lei_santos_CEO_21.jpg

A HypeLabs, empresa de software de comunicação em redes mesh sediada no Porto, acaba de fechar uma ronda de captação de investimento que totaliza cerca de três milhões de dólares. Isso vai permitir aprofundar a tecnologia de conectividade global mesmo sem internet, contratar novos funcionários e crescer a nível internacional.

Innogy Innovation Hub, EDP Ventures, Deutsche Telekom, AngelPad, Caixa Capital, NovaBase Capital e Mustard Seed são os principais investidores que avançaram com esta aposta na startup fundada no Porto em 2016.

O trunfo desta empresa é a tecnologia que lhe permite facultar comunicações sem internet via redes mesh através do Hype SDK (Software Development Kit), que conecta dispositivos e recorre a qualquer sistema operativo e canal de transporte, usando tecnologias de conectividade como Bluetooth e Wi-Fi. Permite assim que o conteúdo seja transmitido entre os dispositivos de forma segura até chegar a um destino ou um ponto de saída da Internet.

A HypeLabs vai usar o novo financiamento para fortalecer a sua equipa e apoiar o crescimento internacional da empresa, que conta atualmente com mais de 2.500 "developers" a utilizar a tecnologia, número que cresceu 33% no último trimestre.

Já a nível de empresas, a HypeLabs iniciou recentemente projetos com algumas líderes mundiais em setores como os da energia, do espaço, do entretenimento e NGOs - o caso de maior destaque foi o projeto realizado no Zimbabué, em cuja capital existe agora uma comunidade ligada à internet devido à tecnologia da HypeLabs.

+info: HypeLabs