Economia

Tecnológica britânica vai criar no Porto centro de inovação em software

  • Notícia

    Notícia

#DR_exterity.jpg

A empresa tecnológica britânica Exterity escolheu a cidade do Porto para a criação de um centro de inovação de software que visa expandir e complementar as suas instalações centrais de desenvolvimento tecnológico localizadas em Edimburgo, capital da Escócia.

Com produtos implantados em mais de 50 países, a Exterity está solidamente consagrada enquanto fornecedora-chave de soluções de IPTV e de sinalética digital para inúmeros setores, incluindo o empresarial e financeiro, educativo, estádios e recintos, administração pública e saúde, bem como de soluções de entretenimento nos setores hoteleiro e de cruzeiros.

A expansão com o novo centro, que criará duas dezenas de postos de trabalho até ao final de 2020 e ficará instalado no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, vai permitir à empresa impulsionar a dinâmica de inovação, bem como aproveitar o vibrante cenário tecnológico do Porto que, enquanto um dos polos tecnológicos com crescimento mais acelerado da Europa, está a atrair todo um capital de talentos em termos de criadores de software.

Mike Allan, CTO da Exterity, explica que "com a explosão de novas empresas de tecnologia a que se assistiu nos últimos anos, o Porto tornou-se um centro de excelência no que respeita à inovação tecnológica, bem como um lugar aprazível para se viver e trabalhar". Além disso, "antevendo-se 2019 como mais um ano de muito sucesso para a Exterity, queremos expandir rapidamente a nossa equipa de criadores de software para atender às necessidades atuais e futuras dos nossos clientes".

De acordo com o diretor da empresa, "consideramos o Porto como uma opção atrativa para chegarmos a esta meta, pois proporciona-nos o acesso direto a todo um banco de talentos em termos de criadores de software, bem como um ambiente tecnológico favorável no UPTEC, que nos permitirá complementar facilmente o nosso centro principal de desenvolvimento tecnológico da nossa sede, na Escócia".

Segundo aponta a Exterity em comunicado, esta nova filial advém dos "resultados sólidos" obtidos em 2018, com um forte acréscimo de clientes, entre os quais a Inglis Riverside Stables (Austrália), o New England Institute of Technology (EUA), o ParisLongchamp (França), o Saxon Hotel, Villas and Spa (África do Sul), o Six Senses Zinghy Bay (Omã), o Thomson Reuters India e outros. "Este sucesso comercial foi apoiado por um investimento significativo na força de trabalho da empresa, do qual resultou, no final do ano, um aumento de 20% de funcionários na Exterity a nível mundial", acrescenta.

A empresa conta atualmente com 110 colaboradores em nove centros espalhados por vários continentes.