Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Teatro São João e Mosteiro de São Bento da Vitória "substituem" programação por visitas guiadas
20-08-2019
Cerca de 12 000 pessoas já participaram nas visitas guiadas que o Teatro Nacional de São João e o Mosteiro de São Bento da Vitória promovem desde 2015.

A iniciativa aproveita a pausa da temporada teatral para abrir os dois espaços à visita pública demorada, constituindo "uma excelente oportunidade para turistas nacionais e internacionais desvendarem os segredos destes dois monumentos nacionais repletos de história", aponta o TNSJ.

As visitas guiadas contam com tradução em inglês, francês, espanhol e ainda um videoguia em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Além dos turistas nacionais, são os franceses, ingleses e espanhóis que mais vezes têm visitado o TNSJ e o MSBV.

Dois monumentos nacionais

Projetado no início do século XX pelo arquiteto Marques da Silva, o TNSJ - que, em 2020, se torna um edifício centenário - foi devolvido à cidade no final de 2014, após obras de reabilitação da fachada.

A visita guiada propõe passagens pelo foyer, sala de espetáculos, sala de ensaios, camarins ou zonas técnicas. Durante o percurso, os visitantes, além de conhecerem os bastidores do TNSJ, podem apreciar os figurinos e objetos de importantes produções que estão em exposição.

As visitas guiadas ao TNSJ decorrem de terça-feira a sábado, às 12,30 horas, para o máximo de 20 pessoas, sendo o preço do bilhete de seis euros (a partir dos 10 anos).

Por seu lado, o Mosteiro de São Bento da Vitória passou no ano passado a incluir a Igreja com o mesmo nome no roteiro da visita ao antigo templo. O conjunto é o maior edifício eclesiástico da cidade do Porto, tendo sido construído nos séculos XVII e XVIII pelos monges da antiga congregação Beneditina Portuguesa.

Com esta novidade, os visitantes passam a ter a oportunidade de ver alguns dos destaques de riqueza arquitetónica e monumental da Igreja de São Bento da Vitória, como o retábulo de talha da capela-mor, o órgão de tubos em talha e o coro alto que apresenta relevos narrativos da vida de São Bento.

A visita ao Mosteiro integra também locais como Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar, o Centro de Documentação do TNSJ e a exposição Noites Brancas, que explora - entre figurinos, adereços, projeções de vídeo, fotografias de cena e cartazes - fragmentos cenográficos de produções da Casa.

As visitas ao MSBV realizam-se de segunda a sexta-feira, às 10,30 e às 12,30 horas, sendo o preço do bilhete de seis euros (a partir dos 10 anos). Estão disponíveis visitas com tradução em Língua Gestual Portuguesa mediante inscrição prévia (centroeducativo@tnsj.pt).

O TNSJ disponibiliza ainda um bilhete especial que inclui a visita guiada aos dois monumentos pelo preço de 10 euros.