Cultura

Teatro São João "conduz" viagem às políticas do espetáculo do século XIX

  • Notícia

    Notícia

#mno_TNSJ.jpg

"O velho Teatro de São João do Porto (1798-1908) - história, culturas e políticas do espetáculo operático e teatral no longo século XIX" é o nome do colóquio que decorre no Teatro Nacional de S. João, nos próximos dias 29 e 30.

De entrada livre, o colóquio tem início pelas 10 horas de sexta-feira com a conferência "Memória e continuidade na arquitetura do(s) Teatro(s) de S. João", por Luís Soares Carneiro (Faculdade de Arquitetura da universidade do Porto).

O programa da manhã inclui ainda intervenções de Pedro Couto Soares (CESEM - ESML - IPL), que estará "De binóculos assestados no camarote: o Teatro de S. João na obra de Camilo Castelo Branco", e de David Cranmer (CESEM - Nova - FCSH), que falará sobre a atividade e repertório daquela sala de espetáculos entre 1798 e 1828.

Após as sessões da tarde, que pode conhecer ao pormenor aqui, haverá um concerto pelos alunos da ESMAE, sob a direção de António Salgado.

Vários outros temas e intervenientes preencherão o programa de sábado, encerrando o colóquio com o lançamento do volume 3 da coleção de "Biografias do Teatro Português", intitulado "António Pedro", da autoria de Rui Pina Coelho. Trata-se de uma publicação da INCM, numa parceria com o Teatro Nacional de S. João, o Teatro Nacional D. Maria II e o Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.