Teatro Pé de Vento celebra aniversário e homenageia Manuel António Pina - Notícias - Portal de notícias do Porto. Ponto.
Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Teatro Pé de Vento celebra aniversário e homenageia Manuel António Pina
11-05-2018

O teatro Pé de Vento está a celebrar os seus 40 anos com uma homenagem a Manuel António Pina, membro fundador da companhia, poeta, dramaturgo, autor e jornalista que completaria 75 anos em novembro próximo.


A homenagem inclui a representação do espetáculo "O senhor Pina" no TeCA - Teatro Carlos Alberto até este domingo, com encenação de João Luiz sobre o texto de Álvaro Magalhães, e uma conversa sobre Manuel António Pina, pelas 15 horas de amanhã, sábado, na Sala de Vidro do TeCA, que tem entrada gratuita e conta com a participação de Álvaro Magalhães, Maria João Reynaud, João Luiz e Sara Reis da Silva (autora e professora auxiliar da Universidade do Minho).


"O senhor Pina" conta as "maneiras de ser" e episódios da vida do jornalista, poeta, cronista, dramaturgo que é revelado na companhia do seu herói, o ursinho Puff de As Aventuras de Joanica Puff. O espetáculo é um "recorte" das 16 estórias reunidas no livro de Álvaro Magalhães, desvendando um retrato íntimo, melancólico e bem-humorado do vencedor do Prémio Camões (2011), onde tudo é verdade e ficção.


Falecido há seis anos, M. A. Pina foi uma figura marcante de literatura infantojuvenil e não só, até porque afirmava não escrever para crianças, jovens ou adultos, mas somente escrever ("Quando for lido por uma criança, é um livro para crianças. Quando for lido por um adulto, é um livro para adultos. Os livros não são 'para', os livros são."). Foi também destacado jornalista do Jornal de Notícias, que agendava várias entrevistas para a mesma hora, que chegava sempre atrasado e que não deixava ninguém indiferente. Sagaz e bem-humorado, brincava muito a sério com as palavras e influenciou fortemente um grupo de amigos que criaram mesmo o Clube dos Amigos que Continuam à Espera do Pina, evocando anualmente a sua memória na data em que morreu, 18 de novembro. 


Manuel António Pina recebeu a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 2005, e foi diversas vezes homenageado pela Câmara do Porto, que lhe atribuiu a Medalha de Honra da Cidade.


O espetáculo "O senhor Pina", uma coprodução Pé de Vento e Teatro Nacional São João, tem ilustrações de Luiz Darocha, dramaturgia de Maria João Reynaud, composição musical de Pedro Junqueira Maia e interpretação dos atores Patrícia Queirós e Jorge Mota e do músico Gilberto Bernardes. Pode ser visto hoje às 15h00 e às 21h00, no sábado às 19h00 e no domingo às 16h00. No último dia de apresentação, a récita terá tradução em Língua Gestual Portuguesa (bilhetes a 10 euros).


Criada há 40 anos, a companhia Pé de Vento dirige o seu trabalho ao público infantojuvenil, privilegiando a dramaturgia nacional. Manuel António Pina foi um dos seus membros fundadores, tendo sido apresentados mais de 30 originais da sua autoria.