Cultura

Teatro Municipal do Porto promove conversa sobre o papel da comunicação em contexto de pandemia

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_online.jpg

Filipa Brito

O Teatro Municipal do Porto (TMP) promove a quarta conversa do ciclo online "Nada Ficou no Lugar, e Agora?", nesta quinta-feira, dia 9, às 18,30 horas. Desta vez, o debate focará o tema da Comunicação e o seu papel na diversificação de conteúdos e captação de públicos. Integram o painel a atriz e apresentadora de televisão, Joana Barrios, o jornalista do Expresso, Bernardo Mendonça, e o fundador do Canal180, João Vasconcelos. Como habitual, a conversa é transmitida em direto, no Facebook do TMP.

Na penúltima sessão do ciclo de conversas online sobre o futuro das artes performativas, os convidados - todos com provas dadas na área da Comunicação e, em específico, na área cultural - são desafiados a refletir e comentar as mudanças na forma como as instituições comunicam com os seus públicos.

Haverá que (re)traçar perfis, segmentar com maior precisão, conhecer as motivações e o modo como os públicos se posicionam perante a "nova normalidade". Aguarda-se que ferramentas de marketing digital, utilizadas em setores assumidamente comerciais, serão daqui em diante usadas de forma sistemática, num setor tendencialmente sem fins lucrativos.

Antevê-se também que a criação de conteúdos digitais seja cada vez mais potencializada e diversificada. Formatos como podcasts, lives, webinars, streamings, entre outros, serão usados com maior frequência na divulgação das atividades e na captação de públicos.

Perante estas previsões (quase) certas, até que ponto irão os públicos aderir entusiasticamente a uma previsível avalanche de conteúdos? E como se adaptarão as equipas de comunicação aos novos desafios tecnológicos? Estas e outras questões serão analisadas por Joana Barrios, Bernardo Mendonça e João Vasconcelos, num debate moderado pelo coordenador de comunicação do TMP, José Reis.

A sessão não necessita de pré-inscrição, basta seguir a conversa via streaming no Facebook do Teatro Municipal do Porto.

+ info: Teatro Municipal do Porto