Cultura

Teatro Municipal do Porto ganha candidatura europeia

  • Notícia

    Notícia

#jca_rivoli_03.jpg

O Teatro Municipal do Porto é um dos parceiros envolvidos no projeto internacional "Moving Borders", dirigido pelo Hellerau - European Centre of the Arts (Dresden-Alemanha) e partilhado com relevantes instituições artísticas europeias. 

Além do Teatro Municipal do Porto participam também: Le Maillon (Estrasburgo-França), Ringlokschuppen (Ruhr-Alemanha), Spring Performing Arts Festival (Utrecht-Holanda), Performing Arts Institute (Varsóvia-Polónia) e Onassis Cultural Centre (Atenas-Grécia).

Ao longo de dois anos, a rede irá investigar e trabalhar em conjunto com um curador e desenvolver sete edições artísticas com a comunidade em cada uma das sete cidades europeias, pensadas à medida do seu contexto demográfico, histórico e artístico.

Num período em que as fronteiras se tornaram particularmente visíveis à escala global e local, a iniciativa pretende encontrar modos comuns de problematizar e fazer mover essas barreiras, testando novos modelos de cooperação artística internacional. 

O "Moving Borders" tem o apoio europeu do Creative Europe - Culture Sub-programme (2014/2020) em 200 mil euros, programa comunitário destinado a apoiar financeiramente projetos europeus de caráter audiovisual, cultural e do sector criativo.