Sociedade

Teatro do Campo Alegre recebeu festival solidário

  • Notícia

    Notícia

#fib_entrega_instrumentos_musicais_23.jpg

Filipa Brito

O festival de solidariedade Concerts4Good - Music On a Mission preencheu o Teatro Municipal do Campo Alegre no final da semana passada, proporcionando três espetáculos em três dias sucessivos. Entre as formações protagonistas esteve a Orquestra Juvenil da Bonjóia.

Concerts4Good - Music On a Mission é uma iniciativa fundada pelos pianistas espanhóis Carles Lama e Sofia Cabruja que promove, através da música e em diferentes cidades do mundo, valores como a solidariedade. Visa, deste modo, sensibilizar para os problemas que assolam a Humanidade.

"A Bruxa e o Caldeirão", um conto de José Leon Machado, a atuação da Orquestra Juvenil da Bonjóia, do Ensemble de Sopros CMSM e do Sfourzzarco Ensemble, mais o musical "A Pequena Sereia", uma adaptação do clássico conto de Hans Christian Andersen por Christopher Norton, foram as propostas do evento.

Sob a batuta do maestro Eliseu Silva, a Orquestra Juvenil da Bonjóia protagonizou o concerto de sexta-feira, 6 de julho, interpretando obras de Mozart, J. A. Cuellar, Dvorak, Bach, Filipe Roriz, F. Mercury. No sábado, último dia do festival, participou também no musical.

Esta formação portuense resulta do trabalho realizado no âmbito do projeto "Música para Todos", implementado pela Câmara do Porto, em parceria com o Curso de Música Silva Monteiro, e que promove o ensino articulado da música a alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da cidade.

A Orquestra Juvenil da Bonjóia conta, atualmente, com cerca de 100 alunos, provenientes do programa "Música para Todos" e de outras escolas da cidade. Enquanto projeto educativo, social e artístico, tem demonstrado ser um instrumento de sucesso, traduzido em apresentações nacionais e internacionais. É composta por jovens executantes de violino, viola, violoncelo, flauta transversal, saxofone, clarinete, trompete, trombone, violeta, oboé e piano.