Cultura

Teatro de Marionetas do Porto revive 30 anos de vida em sessão dos Objetos

  • Notícia

    Notícia

marionetas_cabecas.jpg

Uma cabeça de marioneta é o objeto escolhido para a próxima sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana. A sessão, marcada para o próximo sábado, dia 22, pelas 18 horas, na Quinta da Bonjóia, assinala os 30 anos do Teatro de Marionetas do Porto.

A instituição criativa da cidade tem vindo a consolidar e ampliar a sua ação apesar do desaparecimento precoce do seu fundador e principal autor, João Paulo Seara Cardoso.

A companhia - que, além do Teatro na Rua de Belomonte, inaugurou em 2013, na mesma artéria, o Museu das Marionetas - dinamiza um pólo pedagógico na Quinta de Bonjóia, onde parte do seu espólio serve para animar e ensinar as muitas crianças que usufruem deste espaço.

Como mote da conversa, estará a grande cabeça do espetáculo "Make Love Not War" (2010), com encenação de Seara Cardoso a partir de "Lisístrata", numa peça escrita por Aristófanes contra a guerra.

A sessão, conduzida por Raquel Castello-Branco, da Câmara do Porto, constitui uma oportunidade para recordar trinta anos de criações teatrais com a diretora da companhia, Isabel Barros e um dos teóricos que mais a vem acompanhando, Tiago Bartolomeu Costa.

Para participar terá de adquirir bilhete, no valor de 2 euros, através do site www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais. Devido à natureza do local, a lotação máxima é de 100 lugares.