Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Estacionamento vai ser mais barato
12-01-2015

A Câmara do Porto vai amanhã alterar as mensalidades e anuidades de estacionamento para residentes depois dos aumentos decretados em 2012 terem levado a uma diminuição de 70% nas avenças atribuídas.


"A última alteração das normas que regulam a atribuição de avenças para residentes no município do Porto, efetuada em 2012, implicou um aumento substantivo das taxas para estacionamento de residentes", lê-se na proposta que  Rui Moreira vai levar à reunião de Câmara de amanhã.


Segundo a proposta, no "estacionamento de residentes em zonas de estacionamento de duração limitada", a primeira avença mensal passa a ser de 10 euros, a segunda de 20 euros e a terceira e seguintes de 30 euros.


Quanto à avença anual, a primeira atinge os 100 euros, a segunda os 200 euros e a terceira e seguintes os 300 euros.


Na proposta do presidente da Câmara lê-se ainda que "o estacionamento dos veículos automóveis é um dos principais problemas criado pelo aumento da utilização do automóvel" e que "este problema é particularmente crítico nas áreas urbanas devido ao espaço ser um recurso escasso, especialmente nos seus centros".


De acordo com o autarca, "o estacionamento para residentes em Zonas de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL) constitui um instrumento diferenciador que urge salvaguardar enquanto mecanismo de apoio ao combate à desertificação das áreas urbanas".