Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

TAP com menos 74 voos semanais internacionais do Porto a partir de amanhã e mais 59 em Lisboa
26-03-2016

A partir de amanhã, a TAP fará menos 74 voos semanais para a Europa, Brasil e Estados Unidos a partir do Porto. No mesmo dia, reforça 59 ligações a partir de Lisboa e cria uma ponte aérea entre as duas cidades, drenando tráfego para a Portela. Os números, que a TAP nunca assumiu nas suas inúmeras comunicações sobre a sua operação de verão, são agora divulgados pelo  Porto.pt e mostram uma redução superior a 35% de passageiros, relativamente ao verão de 2015 (40% para fora da Europa e 34% para a Europa).


Contudo, o início da ponte aérea não parece estar a correr bem à TAP. Hoje, véspera do início da operação, é ainda possível marcar lugar para todos os 18 voos entre o Porto e Lisboa para amanhã, havendo lugares em todas as ligações, apesar do número reduzido de lugares dos aviões a hélice da denominada "TAP Express".


Os números que hoje divulgamos mostram ainda que a redução de passageiros para Londres é superior a 50%, uma vez que a operação passará a ser feita com aviões mais pequenos, como aliás acontece em outros destinos. Em aviação civil, o Verão é considerado um período de seis meses, que se inicia a 27 de março, o que faz com que o total de redução de operação da TAP no Porto, neste período, se aproxima dos dois mil voos e perto de 150 mil passageiros.


A TAP anunciou em Janeiro a intenção de cortar quatro rotas a partir do Porto e cinco em Lisboa, alegando que não seriam rentáveis, querendo mostrar que suspendia mais na capital do que no Porto. Contudo, a companhia aérea escondeu os verdadeiros números de cortes de voos noutras rotas a partir do Porto, assim como o seu desvio para Lisboa.


Além da supressão total de voos para Milão, Roma, Bruxelas e Barcelona, a TAP reduz frequências para Londres, Paris, Madrid, Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e Caracas, quando comparada a operação do mesmo período de 2015. Há ainda rotas que serão agora operadas com aviões de menor dimensão, o que representa uma diminuição do número de passageiros (colunas C e D da tabela).


O Porto.pt oferece-lhe a tabela comparativa do chamado "Verão IATA" de 2015 com 2016, onde o corte de passageiros é superior a 35%. A diminuição em voos intercontinentais é de 40%.


Mas, em Lisboa, haverá a partir de amanhã mais 59 ligações semanais à Europa, a que se somarão, a partir de junho, sete voos para Vigo e inúmeras ligações aos Estados Unidos.


Simultaneamente, a TAP inicia amanhã a ponte aérea entre Lisboa e Porto, com 18 ligações diárias entre as duas cidades, operadas com os aviões a hélice ATR72, fretados à brasileira Azul, via White Airways, e que tem sido vista pelo presidente da Câmara do Porto como uma forma de drenar tráfego natural do aeroporto do Porto para o de Lisboa.


Actualmente, 18 companhias aéreas operam a partir do Porto. Todas, excepto TAP e SATA, aumentarão a sua operação no aeroporto Francisco Sá Carneiro. E não se trata apenas das companhias de baixo custo que estão no Porto. Também a partir de amanhã, British Airways, Turkish Airlines e Lufthansa, por exemplo, aumentam substancialmente o número de voos semanais do Porto para Londres, Istambul e para um novo destino: Munique.


A estratégia de abandono do aeroporto do Porto tem sido denunciada por Rui Moreira há mais de uma década. A 2 de dezembro de 2015, o presidente da Câmara denunciou então o corte de voos intercontinentais, que então foram negados pela TAP. Depois disso, o Porto.pt tem vindo a denunciar a verdadeira dimensão dos cortes escondidos pela companhia.


A 22 de março deste ano, Rui Moreira e o seu adjunto Nuno Nogueira Santos lançaram um livro, com o título TAP Caixa Negra, onde se contam os bastidores da luta do autarca que dura há mais de uma década e onde se explica a verdadeira dimensão do que está a acontecer.

 

LEIA TAMBÉM:

Tap faz desaparecer Portugália que custou 140 milhões de euros

Rui Moreira questiona Governo

Administrador da TAP encntrou-se com Rui Moreira

Rui Moreira vai reunir-se com Primeiro-Ministro

Quem manda na TAP?

Rui Moreira em entrevista ao Jornal das 8 da TVI

A verdade sobre os voos da TAP suprimidos no Porto

TAP repõe voo da noite

TAP suprime voos da noite

TAP tenta desmentir Câmara do Porto

PCP cita Porto.pt

PSD quer explicações da TAP

A TAP já está a sair do Porto

T.A.P.P.P.

TAP usada para capear negócios no Brasil

Rui Moreira diz que TAP drena tráfego para Lisboa

Rui Moreira procura alternativas aéreas para o Porto

Rui Moreira denuncia a 2 de dezembro a supressão de voos no Porto