Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Tanta Gente Sem Casa"
27-08-2015

"Tanta Gente Sem Casa" foi o tema em destaque na sessão de conversas e debates que decorreu ontem, pelas 18 horas, no Antigo Matadouro Industrial do Porto. O painel do debate contou com a presença do Vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, de Teresa Sá Marques, Manuel Reis Campos e José Fernandes Martins.

 

Nesta sessão foram discutidas questões de fulcral importância que dizem respeito ao tema da habitação e o impacto que este tem na vida das pessoas, que devem ter condições de habitação com dignidade. Por isso, torna-se importante olhar para o passado, para o que foi feito e como foi feito, o que foi uma boa ou má aposta e, depois, refletir para o futuro, sobre novas e melhoras formas de atuação no contexto habitacional da cidade. Um futuro que, ao contrário do que se verificou no passado, tem conhecido nas últimas décadas, grande diversificação, fruto das necessidades, formas de vida e gostos muito diferentes que a população tem. Este projeto vem de encontro a um dos pilares da política desde sempre defendidos pelo executivo, que é a questão da coesão social como um elemento de extrema importância para a cidade e para as suas gentes.

 

Esta exposição, inaugurada no dia 25 de julho, intitulada "Bairros do Porto - Memórias/Tempo de Futuro" tem como objetivo ser um projeto expositivo sobre um património singular da cidade que recorre às memórias dos bairros, à identidade das suas gentes e dos seus espaços, através dos testemunhos das pessoas e da arquitetura dos edifícios. Olhar para o passado, refletir sobre o presente, perspetivando soluções de um tempo de futuro para a habitação social. A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Rui Moreira, para além da dos vereadores da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro, da Cultura, Paulo Cunha e Silva e da Fiscalização e da Proteção Civil, Manuel Sampaio Pimentel.

 

Pensado, em parceria, entre os pelouros da Habitação e Ação Social e da Cultura, e a Domus Social (E.M.), esta exposição estará patente ao público todos os dias, das 14,30 horas às 20,30 horas, até ao dia 20 de setembro. Esta mostra incluirá, também, conversas, debates e espetáculos. A entrada é livre.

 

Esta é a quarta sessão de conversas e debates a decorrer no âmbito deste projeto. A primeira decorreu no dia 29 de julho e focou o tema "Que papel para as associações de moradores dos bairros?". Nesta sessão estiveram presentes o Vereador da Habitação e Ação Social, Manuel Pizarro e as Associações de Moradores de: Agra do Amial, Aldoar, Aleixo, Bessa Leite, Central de Francos, Condominhas, Lagarteiro, Lordelo do Ouro, Mouteira, Pasteleira e Pinheiro Torres. 

 

A segunda decorreu no dia 5 de agosto e focou o tema "Habitar no Porto - Trajetos do passado/Perspetivas do futuro" e contou com a presença de Fátima Loureiro de Matos, Jorge Ricardo Pinto, Gaspar Martins Pereira, António Batista Coelho e do Vereador da Ação e Habitação Social, Manuel Pizarro.

 

A terceira decorreu no dia 11 de agosto e assentou nos "Sistemas de Informação Geográfica - instrumentos para a gestão". Contou com a presença do Vereador da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, de Ana Monteiro, Ângela Seixas e Nuno Pereira Leite.