Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sustentabilidade tem guia verde e debate na bienal de fotografia do Porto
07-06-2019

O lançamento do guia verde "Creative responses to sustainability - Portugal Green Guide 2019" culmina o debate que a Ci.CLO - 1.ª Bienal de Fotografia do Porto  promove neste sábado, 8 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.


A partir das 15 horas, investigadores, artistas e curadores vão refletir e debater questões relacionadas com as temáticas da Bienal, que está decorrer desde 16 de maio e até 2 de julho com propostas espalhadas pela cidade.


O debate deste sábado, que é aberto ao público sem necessidade de inscrição prévia, foca-se portanto em "Adaptação e Transição", tema da bienal que encerra questões relacionadas com o papel da prática artística enquanto meio de reflexão e sensibilização para o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade.


A publicação "Creative responses to sustainability - Portugal Green Guide 2019", com edição da ASEF Fundação Ásia-Europa, é um trabalho desenvolvido em parceria com a Plataforma de Fotografia Ci.CLO. Este é o primeiro guia a ser lançado na Europa, que faz um mapeamento de algumas das estruturas artísticas portuguesas comprometidas com questões sociais e ambientais.


O Guia Verde apresenta organizações artísticas que realizam atividades ancoradas em culturas de sustentabilidade, oferecendo uma visão global do impacto deste trabalho que visa estimular a colaboração e a discussão entre um público amplo, incluindo setores culturais, governamentais, ambientais e comunitários.


A sessão conta com a presença de Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO Bienal e coordenador da publicação; de Valentina Riccardi, representante da Fundação Ásia Europa e coordenadora do Green Guide; do orador convidado Tim Clark, editor e curador da revista de fotografia londrina "1000 Words Magazine"; e dos investigadores do projeto guia verde: Gil Penha-Lopes, ativista e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Nancy Duxbury, investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Ana Carvalho, gestora do projeto Ci.CLO Bienal, e Jayne Dyer, artista e investigadora.


Após uma mesa-redonda, haverá uma sessão de discussão que pretende estimular outras perspetivas sobre os conteúdos e ideias apresentadas pelos oradores (em língua inglesa). Um grupo de convidados que ocupa o lugar da plateia e o público do simpósio serão convidados a participar na discussão, contribuindo para expandir as questões levantadas durante o debate.


No âmbito da Bienal de Fotografia do Porto, decorrem em vários espaços da cidade conversas, simpósios, oficinas e concertos. Estão também patentes diversas exposições, como é o caso de "Surviving Humanity", que pode ser visitada livremente nos Jardins do Palácio de Cristal.