Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

CidadeMais 2016 promove um "território sustentável"
04-07-2016

De 7 a 10 de julho o Palácio de Cristal acolhe a terceira edição do CidadeMais, um evento que celebra o ambiente e a sustentabilidade em contexto urbano, organizado pela Câmara do Porto, em parceria com a daRaiz e a BioRumo. Durante 4 dias, serão mais de uma centena de atividades gratuitas e muitos intervenientes, entre conferências, uma praça empresarial, exclusivamente alimentada a energia solar, um "mercadeco", oficinas, conversas, aulas abertas e espetáculos.


A iniciativa pretende divulgar e promover a adoção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis, através do encontro entre projetos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos. É um evento gratuito, que acarinha a cultura e que faz emergir e manifestar as melhores e mais inovadoras práticas sustentáveis.


A sessão de abertura sobre "Território Sustentável", tema principal do CidadeMais deste ano, inaugura o evento no dia 7 e tem lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garret. Conta com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e de William Lin, CEO da JustWe, que vai mostrar o exemplo de uma cidade chinesa considerada modelo em termos de qualidade do ar e modos de vida.


Para o dia 8 foi convidada a coordenadora nacional do Movimento Global Fashion Revolution, Salomé Areias, que defende os direitos dos trabalhadores do mundo da moda e uma maior sustentabilidade no setor e estará representada por Ashima Sukhdev a Fundação Ellen MacArthur, líder atual do movimento internacional de Economia Circular. Esta organização aborda a recuperação dos resíduos, atribuindo-lhes valor como matéria-prima no seu ciclo de vida e apela à sua redução, reutilização e reciclagem. É apresentado um desafio à inovação do design de materiais e, principalmente, aos modelos económicos, empresariais e sociais.


O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, vai estar presente no encerramento da "conferência" de dois dias, também a 8 de julho.


As oficinas vão estar espalhadas pelos jardins do Palácio e serão destinadas a crianças e adultos, algumas organizadas pela Lipor. A Plano Clima vai explicar como planificar a horta através de previsões milenares e populares, a bióloga Raquel Lopes vai despertar a curiosidade na observação e reflexão sobre árvores monumentais e a Associação Cais, com o seu projeto CAIS Recicla, apresentará "Repórteres de Rua", onde as crianças podem ter a experiência de ser jornalistas. A SUMA volta a trazer a Lixoteca, um autocarro onde crianças e também adultos podem aprender a construir um ambiente melhor.

 

Várias aulas abertas vão estar disponíveis para todos os visitantes, como yoga para crianças com Sandra Gaio, yoga a pares e acroyoga com a OM Gaia e o grupo de Capoeira Abadá.


Em 2015, a segunda edição do CidadeMais, dedicada ao "Consumo Responsável", contou com a participação de 20 mil pessoas.




 

+Info: www.cidademais.pt