Sociedade

Suspensão do pagamento de parcómetros é mais uma das medidas do Porto no combate à CoVid-19

  • Notícia

    Notícia

#fib_parcometro_01.jpg

O pagamento de parcómetros na cidade do Porto foi suspenso, na sequência de indicações do presidente da Câmara, Rui Moreira, que quer que os cidadãos evitem o manuseamento das máquinas.

A suspensão, em vigor em toda a cidade, foi decidida no âmbito das medidas tomadas por Rui Moreira face ao surto do coronavírus, tendo o autarca apontado à rádio TSF que a situação sem pagamento vai manter-se até, pelo menos, 9 de abril.

Esta decisão inclui as zonas exploradas diretamente pela autarquia, mas também as que são geridas por uma empresa privada a quem o negócio está concessionado, que pediu autorização para suspender os pagamentos.

Rui Moreira explicou que pretende por esta forma evitar o manuseamento de máquinas e dar tarefas mais relevantes, nesta altura, aos serviços de fiscalização. Uma consequência positiva que poderá sair desta medida é afastar os utentes da concentração nos transportes públicos.

O Porto foi a primeira cidade onde se detetou um paciente infetado pelo coronavírus em Portugal. Para travar o alastramento da doença provocada, a CoVid-19, o Município fechou parques e jardins municipais murados, parques de estacionamento municipais e parques infantis, suspendeu as feiras e mercados não alimentares e interditou o acesso às praias. As esplanadas foram encerradas, a Polícia Municipal anda nas ruas a apelar para que as pessoas fiquem em casa e os vários serviços municipais reduziram ou fecharam mesmo o atendimento direto, reforçando as vias de contacto através dos meios digitais.

Paralelamente, Rui Moreira estabeleceu contactos com a cidade geminada de Shenzhen, para trazer ventiladores da China para o Hospital de São João, e está a articular com uma empresa de Campanhã a produção de máscaras cirúrgicas, além de ter coordenado a criação de um centro de rastreio da CoVid-19 que abre amanhã.