Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Sugestões "Porto." para um fim de semana em pleno
08-12-2018

A época natalícia marca as propostas do segundo fim de semana de dezembro, que se quer de descanso e lazer. O tempo vai ajudar e há muitas atividades fora de portas para usufruir, mas, como habitual, o leque sugestões ajusta-se a todos os gostos e idades.


A pensar nas compras de Natal, 30 mercados e feiras distribuem-se um pouco por toda a cidade. São todos de acesso livre e a maioria está a decorrer em espaço público.


Logo pela manhã de sábado, realiza-se a 61.ª Volta a Paranhos. Uma prova mítica da cidade que vai ultrapassar os 2 500 participantes.


Às 15 horas, o Mercado Temporário do Bolhão propõe "Jazz'Invicta", um concerto de jazz, com a saxofonista Ana Faria.


Uma hora depois, às 16 horas, está marcado outro concerto na escadaria da Igreja de Santo Ildefonso, inserido no ciclo Natal à Porta. Se o grupo que se ouve então é o Pop Up - Vozes Portáteis, no domingo, à mesma hora e no mesmo local, o som que chegará aos céus da Invicta será de canto lírico pelo trio Ópera de Bolso.


Para sábado (16 horas) e domingo (17,30 horas) estão programadas novas sessões de contos e marionetas, no interior da Árvore de Natal localizada em frente à Câmara do Porto. Quem os conta é Saphir Cristal, personagem proveniente do mundo fantástico dos dragões, duendes e princesas.


Na placa superior da Avenida dos Aliados, sugere-se um espetáculo de rua integrado no Natal a Rir. Todos os sábados e domingos há novas performances, sempre às 16,30 horas.


Entre as 17 e as 21 horas deste feriado, a Praça de Gomes Teixeira ("Leões") vai receber o DJ Shuffle. A atuação enquadra-se no Flashback, novo programa musical de acesso livre a repertório dos anos 70, 80 e 90.


"Transantiquity" inaugura às 18 horas deste dia 8, na Galeria Municipal do Porto. Com curadoria de Filipa Oliveira e Guilherme Blanc, o projeto expositivo inclui obras de 20 artistas cujo trabalho estabelece uma relação entre os paradigmas da Antiguidade e o tempo contemporâneo.


A terceira edição do Salão Piolho, que se desdobra na exibição de filmes-concerto por locais improváveis do Centro Histórico, termina neste fim de semana. Há ainda três sessões a que pode assistir até domingo. Saiba onde e quando aqui.


Para os amantes dos blues, o leque de concertos do Porta-Jazz, que termina no domingo, é uma boa opção.


E, porque o Natal é por excelência o "mês da família", há duas pistas de gelo que merecem ser experimentadas. Uma fica na Praça de D. João I e outra na Rotunda da Boavista (esta integrada na Praça da Fantasia).